Um dos pontos fortes de qualquer empresa do retalho de peças é a proximidade que tem aos seus clientes oficinais. Agora a comemorar os seus 30 anos, a Viseldiesel sabe bem que esse é um dos segredos do seu negócio.
Comemorar 30 anos do retalho de peças não é uma proeza que muitas empresas se possam gabar. A Viseldiesel tem esse estatuto, alcançado pela persistência e visão de João Gonçalves e António Gonçalves, profissionais das peças há muitos mais anos do que aqueles que a Viseldiesel agora comemora. Dessa experiência trouxeram o conhecimento de trabalhar uma marca de referência, a Bosch, que acabou por acompanhar toda a história da Viseldiesel. “Os clientes muitas vezes dizem: vamos ali à Bosch. Conhecem-nos precisamente por esta relação histórica com a Bosch”, revela João Gonçalves (filho) que tem acompanhado o dia-a-dia da empresa nos últimos 10 anos, numa lenta transação de gerações, acompanhada também por António Gonçalves (filho) também ele já na Viseldiesel há 15 anos, que explica sobre este assunto que “os profissionais e os automobilistas associação a Bosch à qualidade. Também nós seguimos sempre essa política de qualidade, que alargamos a muitos outros produtos e marcas que comercializamos atualmente”.
Se durante grande parte da sua história a Viseldiesel esteve muito vocacionada para a área elétrica e para os componentes diesel, a verdade é que há três anos que a empresa decidiu estrategicamente apostar na parte da mecânica. “Apesar de haver muito mais oferta, também existe muito mais procura. Hoje em dia a oficina, que antes só tinha uma especialidade, atualmente faz quase todo o tipo de serviços e por isso também nós tivemos que acompanhar essa tendência”, explica João Gonçalves (filho). Mesmo tendo diversificado a sua oferta de produtos e de marcas, a verdade é que a Bosch ainda representa mais de 60% das vendas totais da Viseldiesel, “e assim queremos que continue a ser”, garante o mesmo responsável.
Entretanto outras marcas, como a Meyle, Liqui Moly, Fuchs, Pierburg, entre outras, foram sendo trabalhadas na Viseldiesel, permintido à empresa de Viseu dinamizar outros projetos por via da relação com outros grossistas, como por exemplo, a rede de Oficina CGA Car Service (via Auto Delta), apesar de já antes trabalhar para os clientes o conceito Bosch Car Service e Auto Crew (por serem distribuidores oficias Bosch). “Temos que nos preocupar com a fidelização dos clientes e estes conceitos oficinais permitem-nos isso. Entendemos que as oficinas, para terem o seu futuro assegurado, terão que se integrar em redes, de outra forma terão muitas dificuldades”, refere João Gonçalves (filho).
Para além das peças e da dinamização de redes oficinais, a Viseldiesel utiliza ainda outras formas de fidelizar os clientes, mas também de lhes propor valor acrescentado na sua relação comercial. Um dos casos é a aposta na formação técnica proporcionada aos clientes (juntamente com os seus parceiros), área que a Viseldiesel quer reforçar ainda mais para os próximos anos. A oferta de equipamentos oficinais, sobretudo Bosch, acaba também por ser uma mais valia da Viseldiesel para os seus clientes oficinais.
Três localizações
Entre os marcos mais importantes da história da Viseldiesel, está a criação da Viscorpeças (uma outra empresa de retalho de peças em Viseu aberta em sociedade), a mudança (há 10 anos) para as atuais instalações em Viseu (as anteriores eram mesmo ao lado), que permitiram à empresa acompanhar o crescimento que o negócio registou nos últimos anos (com mais capacidade de armazenamento) e também o crescimento geográfico da empresa, já na última década, com a abertura de uma filial em Matosinhos e mais recentemente outra na Figueira da Foz. “A abertura de filiais acabaram por ser oportunidades de negócio que nos surgiram e que decidimos avançar estrategicamente, mas também já era nosso desejo fazer crescer o negócio para outras regiões”, afirma António Gonçalves (filho), dizendo que “sentimos que os mercados de Viseu e Guarda, eram um pouco curtos para que pudéssemos crescer, pelo que estas oportunidades permitiram-nos chegar a todo o interior norte, de Porto a Bragança, como também a toda a região de Coimbra. Desta forma, temos aqui um triangulo geográfico onde conseguimos ter uma boa presença e nos permite crescer, já que é essa a nossa tendência”.
Para estes dois profissionais das peças, um dos aspetos que mais acaba por distinguir a Viseldiesel nos mercados onde está presente é a proximidade aos clientes. Diz João Gonçalves (filho) que “esse é um dos grandes trunfos e estamos sempre disponíveis para servir o cliente. Por outro lado, não podemos esquecer a excelente equipa, muito unida e coesa, que trabalha todos os dias em prol da Viseldiesel e dos nossos clientes”.
Confiantes em relação ao desenvolvimento do mercado e do negócio da Viseldiesel, os projetos da empresa passam sobretudo pela estabilização da sua atividade que permite o crescimento sustentado, “embora estejamos sempre abertos a novas oportunidades que possam surgir”, revela António Gonçalves (filho).
Neste primeiro trimestre de 2020, refira-se que a Viseldiesel vai lançar um portal B2B, muito direcionada para as oficinas. “O cliente do norte pede-nos muito essa ferramenta. Por isso, vamos passar a disponibilizar a todos os nossos clientes este portal, apostando mais uma vez no serviço”, conclui o mesmo responsável da Viseldiesel.
TEXTO PUBLICADO NA REVISTA PÓS-VENDA 52