Ver todas

Back

32 novas válvulas EGR incorporadas na gama NTK

3 Outubro, 2025

A NTK Vehicle Electronics acaba de anunciar uma importante ampliação da sua gama de válvulas de recirculação de gases de escape (EGR) com a introdução de 32 novos componentes de última geração.

De acordo com a NTK, o conjunto destas novas referências irá cobrir um parque automóvel de mais de 22,8 milhões de veículos em 2025, consolidando a posição da NTK como fabricante líder deste componente essencial do motor.

Até 2027, esta expansão permitirá à marca NTK um aumento global de cobertura de 9%, atingindo uma cobertura potencial de 54% do parque automóvel pan-europeu. As 32 novas referências fazem parte de uma introdução progressiva de três anos de válvulas EGR para o mercado de pós-venda sob a marca NTK. Até à data, a gama já conta com 185 referências. A empresa encontra-se atualmente na fase final deste lançamento, centrada na consolidação da gama e na identificação de novas unidades de gestão de stock (SKU).

Das 11 novas referências lançadas, estas destinam-se a aplicações para fabricantes automóveis de grande relevância, como o Grupo Volkswagen, Mercedes-Benz, Nissan e o Grupo Renault. Entre estas, a EGPO-N187 cobre o popular Skoda Octavia, a EGP3-V190 está disponível para a reconhecida Ford Transit e a EGE5-A207 é compatível com os modelos mais vendidos Nissan Qashqai e Dacia Duster. Em conjunto, estas 11 novas referências cobrirão um parque automóvel de mais de 11,9 milhões de veículos em 2025, aumentando a cobertura total em 4% e posicionando a empresa entre os seis principais fornecedores de válvulas EGR.

Das outras 21 referências, uma está incluída no top 10 das referências mais vendidas e três figuram entre as 65 mais vendidas, segundo dados de vendas de 2024 da DVSE, Polytecnico & Factor. Entre as aplicações para veículos comerciais ligeiros destacam-se a Mercedes-Benz Vito (EGE5-V183), a Renault Traffic III (EGE5-V183), a Nissan NV300 (EGE5-V183) e a Fiat Doblo (EGE5-D202). Outras referências cobrem modelos automóveis premium, como o Audi A3 (EGE5-D182), o BMW Série 3 (EGP0-N191) e a popular Classe C da Mercedes-Benz (EGE5-V183). Estas 21 referências adicionais abrangem um parque de 10,9 milhões de veículos, aumentando a cobertura em 5%, o que permitirá atingir os 50% de cobertura pan-europeia total.

A válvula EGR é fundamental no sistema de emissões de um veículo, uma vez que reduz a temperatura máxima de combustão do motor e, consequentemente, a produção de óxidos de azoto (NOx). Assim, estes componentes são cruciais para que os fabricantes automóveis cumpram as cada vez mais exigentes normas de emissões da UE. As válvulas EGR foram introduzidas pela primeira vez na Europa nos anos 1990 para responder aos requisitos das normas Euro 1. Atualmente, são instaladas em todos os veículos a gasóleo, mas apenas em cerca de um terço dos veículos a gasolina.

“Esta ampliação da gama de válvulas EGR da marca NTK Vehicle Electronics demonstra, mais uma vez, o nosso compromisso contínuo em oferecer os mais elevados padrões de qualidade em componentes de motor. Para além de dar um grande impulso aos nossos distribuidores de pós-venda, sublinha também a nossa missão constante de contribuir para a redução das emissões, ao mesmo tempo que satisfazemos as necessidades dos nossos clientes”, afirma Frank Massia, Diretor de Marketing Aftermarket EMEA na Niterra EMEA GmbH.

Em linha com os rigorosos controlos de qualidade da Niterra, estas novas válvulas EGR foram submetidas a testes exaustivos e cumprem as normas europeias mais exigentes, graças ao seu excelente desempenho em emissões, equiparável ao do equipamento original.

As novas referências, as correspondências com equipamentos originais e os dados de aplicação das 21 válvulas EGR estão disponíveis no catálogo online da TecDoc desde 6 de agosto de 2025. A informação relativa às 11 restantes referências está disponível desde 3 de setembro de 2025. Estas novas referências serão igualmente incluídas na próxima edição dos catálogos impressos da marca NTK.

PALAVRAS-CHAVE