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40 anos de sondas lambda na Bosch

20 Junho, 2016
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Em 1976 a Volvo lançou pela primeira vez um carro equipado de série com uma sonda lambda e no seu programa de peças de reposição, a Bosch oferece, para quase todos os veículos, sondas lambda com a qualidade do equipamento original. Em 40 anos a Bosch produziu mil milhões de sensores lambda.

As sondas lambda funcionam como uma forma de regulação inteligente dentro do sistema de gases do motor, medindo a sua composição. Esta tecnologia permitiu, pela primeira vez, a regulação da dosagem exata da quantidade de combustível injetado, e garantiu, desta forma, o funcionamento altamente eficiente e limpo do motor. Nos motores de combustão, tanto a poupança de combustível como o tratamento dos gases do escape, não seriam possíveis sem a presença dos atuais sensores lambda. 40 anos passaram desde que a Bosch iniciou a sua produção em série. Recentemente, saiu da fábrica a sonda lambda Bosch número mil milhões. “As sondas lambda são, e continuarão a ser um elemento chave para garantir um funcionamento limpo e eficiente dos motores de combustão”, assegura Uwe Thomas, presidente da divisão Automotive Aftermarket da Bosch.

Os números de produção da Bosch mostram claramente um aumento significativo da procura desta sonda nos últimos 40 anos. Nos primeiros 32 anos, de 1976 ate 2008, foram produzidas 500 milhões de sondas e, nos últimos 8 anos, entre 2008 e 2016, duplicou-se o número de sondas produzidas, para mil milhões.

SUCESSO NO INÍCIO DA PRODUÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

Em 1976, começou nos Estados Unidos a história de sucesso desta sonda. O Volvo 240/260 foi o primeiro veículo de turismo a equipar de série uma sonda lambda Bosch, estabelecendo-se como padrão para o mercado norte-americano. Até lá, a regulamentação das emissões nos Estados Unidos eram relativamente rígidas. Ao mesmo tempo, este sensor da Bosch demonstrou o rendimento que a tecnologia dos motores modernos permitia alcançar. Muitas vezes, os valores de emissão eram muito mais baixos do que os legalmente permitidos graças ao controlo preciso da sonda lambda que, por esta altura, tornaram-se numa peça fundamental dos carros modernos.

Por razões técnicas, cada vez mais veículos com motor a gasolina utilizam os sensores lambda para o sistema de gases do escape. A tendência de utilização deste elemento continuará a crescer, na medida em que os limites legais para as emissões de veículos de combustão com novas matrículas são cada vez mais restritivos, uma vez que apenas podem ser atingidos por meio de um tratamento altamente eficaz dos gases de escape.

BENEFÍCIOS NO PÓS-VENDA

Enquanto principal fornecedor do equipamento original, a Bosch oferece também uma gama de peças de reposição para oficinas, incluindo a sonda lambda adequada para quase todos os veículos equipados com motor de combustão interna. Este facto faz com que a Bosch seja líder mundial do mercado de reposição de peças. Só na Europa, detém uma quota de mercado de 85 por cento. A sua gama de produtos inclui centenas de versões disponíveis para entrega imediata.

DIAGNÓSTICO E SUBSTITUIÇÃO

No caso de uma sonda lambda com defeito, os condutores devem substitui-la tão breve quanto possível. Sem uma correta medição a combustão perde eficácia e aumenta o consumo de combustível. Para além disso, uma sonda defeituosa provocará danos no catalisador, levando a que o veículo não cumpra as normas para as emissões de gases. Desta forma, não reunirá as condições suficientes para passar em inspeções técnicas, contaminará o ambiente, e levará a irregularidades noutros componentes da gestão do motor. Por tudo isto, uma sonda lambda deve ser avaliada a cada 30.000 km.

Um diagnóstico On-Board (OBO) realizado numa oficina de confiança pode fornecer informações sobre a necessidade de substituição de uma sonda lambda. Através da série KTS e dos analisadores de gases de escape, a Bosch oferece equipamentos de diagnóstico que permitem uma avaliação rápida e fiável sobre o funcionamento da sonda. Na maioria dos casos, as oficinas encontram facilmente a sonda adequada com a qualidade do equipamento original, dentro de uma gama Bosch que contém mais de 1.200 referências de sondas lambda. Enquanto parceiro competente das oficinas, a Bosch oferece equipamentos de diagnóstico, peças e serviços relacionados, tudo a partir de uma única fonte.

Mais informação sobre sondas lambda neste link.



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