Ver todas

Back

Bosch mostra tecnologias do futuro

12 Fevereiro, 2020

No Bosch ConnectedWorld 2020, evento dedicado à indústria da Internet das coisas e que acontece de 19 a 20 de fevereiro em Berlim, a Bosch mostra as soluções atuais e os produtos que vão melhorar o futuro, nomeadamente na estrada.

Computação poderosa para a arquitetura eletrónica do futuro – computadores para veículos: aumentar a eletrificação, automação e conectividade exigem uma melhor arquitetura eletrónica nos veículos. Uma das chaves para os veículos do futuro está em unidades de controlo poderosas. Os computadores da Bosch, aplicados à mobilidade, vão aumentar a capacidade de computação dos veículos em 1000 vezes, já no início da próxima década. Estes tipos de computadores estão já em produção, aplicados à condução autónoma, sistemas de transmissão, e na integração em sistemas de infotainment e funções de assistência à condução.

Com carga total – serviços para mobilidade: As baterias da Bosch ligadas à cloud permitem prolongar a sua vida útil em veículos elétricos. Software inteligente analisa o estado da bateria, com base na recolha de dados em tempo real, tendo em conta o meio envolvente. Isto permite reconhecer fatores de stress, como é o caso dos carregamentos rápidos. Tendo como base essa recolha de dados, o software “toma medidas” para contrariar o envelhecimento das células, através de processos de carregamento otimizados, que permitem um menor desgaste para a bateria. Através da integração dos sistemas de navegação no sistema de carregamento, é possível calcular com exatidão a autonomia do veículo, e ao mesmo tempo fazer um planeamento da rota, tendo em conta os pontos de carregamento possíveis mais próximos e até o seu pagamento antecipado.

E-Mobilidade para o transporte de longo curso – sistemas de células de combustível: As células de combustível móveis oferecem maior autonomia, tempos curtos de carregamento e – com hidrogénio produzido utilizando energia renovável – mobilidade sem emissões. A Bosch planeia comercializar baterias de células de combustível que aprimorou em conjunto com a empresa sueca Powercell. Além da bateria, que converte hidrogénio e oxigénio em energia elétrica, a Bosch está a desenvolver todos os componentes essenciais do sistema de células de combustível em fase de pré-produção.

Conectar produtos, salvar vidas – Help Connect: Alguém que sofre um acidente precisa de ajuda rapidamente – independentemente de estar em casa, ou na rua a andar de bicicleta, a praticar desporto, de carro ou de mota. Para estas e outras situações de emergência, a Bosch oferece um “anjo da guarda” na forma do Help Connect. Disponível como aplicação para smartphone, esta solução de conectividade transmite informações que salvam vidas em caso de emergência, através dos centros de assistência da Bosch. A solução requer deteção automatizada de acidentes, por exemplo, através dos sensores do smartphone ou dos sistemas de assistência à condução. Para cumprir este objetivo, a Bosch adicionou, nos seus sistemas de controlo de estabilidade para motas (MSC), um algoritmo inteligente de colisão aos sensores de aceleração. Caso os sensores detetem um acidente, relatam a falha na aplicação, que imediatamente aciona o processo de emergência. Depois de registada, a solução salva-vidas pode ser ativada a qualquer momento, em qualquer lugar e de forma automática em dispositivos conectados ou com o pressionar de um botão.

PALAVRAS-CHAVE