Ver todas

Back

57 expositores estrangeiros confirmados no Expomecânica 2020

11 Fevereiro, 2020

O Expomecânica – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, que estará na “estrada” de 17 a 19 de abril próximo, será o maior e mais internacional de sempre. O evento conta atingir máximos no número de expositores, área ocupada, países representados e operadores económicos internacionais presentes.

«Estamos muito bem posicionados para ter o melhor ano de sempre. A sensivelmente dois meses para a abertura das portas, 85% do espaço da feira está já preenchido em planta. Se acrescentarmos as reservas, a efetivar nos próximos dias, restarão, pois, muitos poucos stands para alocar nas próximas semanas», refere Sónia Rodrigues, a diretora comercial da Kikai Eventos, a entidade dinamizadora do certame.

A campanha do Expomecânica prossegue, e ultrapassou, entretanto, várias metas definidas. Um dos indicadores mais expressivos é mesmo a participação estrangeira. Naquele que já se posiciona como o melhor ano internacional de sempre, o número de países representados mais que duplicou (para nove), comparativamente com a edição passada.

Para já, a mostra tem garantida a presença de 242 expositores do aftermarket automóvel nacional e o desenho do acontecimento regista um crescimento de 20% (acima de 2019) de área líquida, num total de quatro pavilhões. A Organização estima ultrapassar nos próximos dias o número de expositores de 2019 e que a planta da feira feche nos 300 expositores.

As empresas do pós-venda espanhol continuam a liderar a representação internacional na exposição. Dos 52 expositores estrangeiros confirmados até à data (21% da massa expositiva global), 36 vêm de Espanha, secundados pela Itália (10), França (1), Países Baixos (1), Luxemburgo (1), Bélgica (1), Estados Unidos da América (1) e Japão (1).

Para a Kikai, este indicador «revela que a decisão de alterar a periodicidade da feira», em alternância com a Motortec Automechanika Madrid, foi «muito bem recebida pelos operadores nacionais e internacionais, o que veio validar e reforçar a estratégia», diz José Manuel Costa, diretor-geral da entidade organizadora.

O Salão, recorde-se, anunciou em Outubro último que passaria a realizar-se de dois em dois anos, nos anos pares.

A feira de referência do pós-venda automóvel nacional tem muito mais para oferecer. «Estamos a preparar, como é nosso apanágio, um diversificado cartaz de atividades para assinalar o evento do ano do aftermarket luso. Queremos continuar a surpreender os nossos visitantes com novas apostas e reforçar as que já existem e são bem acolhidas pelo setor», adianta ainda José Manuel Costa.

O Espaço de Demonstração DEMOTEC by CEPRA mantem a mesma linha de continuidade, com apenas alguns ajustes na forma e no conteúdo.

Será montada também, em exclusivo, uma Estação de Serviço Retro, sob a batuta da Guimabombas, que nos remeterá a um passado aparentemente tão distante…

Em exibição estará ainda a 2.ª Exposição de Miniaturas Expomecânica.

Os parceiros institucionais e associativos preparam a cada nova edição atividades que acrescentam valor à feira. E este ano não é exceção.

A ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel realizará o XVI Encontro Nacional da Reparação Automóvel.  Este ano, o evento vai ter lugar no novíssimo e exclusivo espaço de conferências – o  expoTALKS by PRIO.

Também a ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel, que celebra os seus 80 anos, prepara a sua presença no Salão. Será co-organizadora da Exposição Sobre Rodas, que trará à expoMECÂNICA alguns dos Grandes Carros do Século XX. O programa está ainda a ser alinhavado, sendo certo que manterá a aposta na formação e no debate sobre os temas da atualidade do setor.

Já os Jogos Mecânicos, sob a batuta da Divisão de Peças e Acessórios Independentes (DPAI) da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), vão acrescentar à sua vertente lúdica uma área de formação.

O mapa das atividades paralelas começa, desde já, a ganhar forma e cor. Muitas demonstrações, formações e várias conferências.  Mas há muitas mais iniciativas que estão a ser preparadas por parceiros e expositores, agora que o evento mais importante do aftermaket nacional entra em velocidade cruzeiro para mais uma edição recordista.

PALAVRAS-CHAVE