Os filtros de combustível Bosch já estão no mercado há 90 anos. O programa de filtros Bosch para aftermarket abrange mais de 95% do parque automóvel.
No início do século passado, as impurezas incluídas no combustível utilizado da época causavam inúmeras falhas nos motores. Em 1930, a Bosch conseguiu resolver recorrendo a filtros de combustível que protegiam os sistemas de injeção dos motores a diesel – e, mais adiante, também os gasolina – desses elementos contaminantes.
Embora o primeiro filtro de combustível da Bosch usado há 90 anos atrás já fosse bastante eficaz, ainda era necessário realizar limpeza com muita frequência. Anos mais tarde, a Bosch encontrou a solução: em 1936, foi utilizado, pela primeira vez, um papel especial como forma de filtragem. Este material, ainda que evidentemente tenha vindo a ser melhorado e o seu desenvolvimento tenha sido aprimorado desde então, continua a ser utilizado atualmente devido aos bons resultados de limpeza que apresenta. Os engenheiros de desenvolvimento da Bosch, graças ao seu elevado conhecimento no campo dos sistemas de injeção e dos filtros, têm vindo também a desenvolver soluções para responder a outros desafios relacionados com tecnologias de motores. Em 1998, por exemplo, foi lançado no mercado o filtro diesel com separador de água para sistemas common rail. Posteriormente, em 2001, foi desenvolvido um filtro especial de combustível para os módulos de abastecimento de combustível integrados no depósito do veículo e, em 2009, um filtro diesel common-rail para motores a biodiesel.
Os filtros de combustível separam com segurança as partículas e a água do combustível e ajudam o motor a alcançar o desempenho ideal. Graças a materiais de alta qualidade, processamento extensivo e controlos de qualidade rigorosos, a Bosch garante que os seus filtros de reposição respondem aos mesmos padrões do equipamento original.
Filtros para a mobilidade do futuro
Quer sejam veículos híbridos, elétricos ou com células de combustível, todos precisam de filtros que protejam os seus motores e sistemas de propulsão. Elementos como combustível, ar, água ou óleo para a lubrificação dos motores, ou óleo para os sistemas de refrigeração das baterias, devem também ser protegidos e funcionar em condições de limpeza adequadas. Para garantir essa proteção, os filtros vão continuar a ser elementos essenciais no futuro.