A Solera assinou uma aliança estratégica com a Axalta, de modo a que os seus sistemas de repintura convencional e o recente Fast Cure Low Energy (FCLE) fossem integrados na plataforma Sustainable Estimatics da Solera.
Desta forma, as oficinas que utilizam os produtos Axalta poderão analisar as emissões de CO2 por reparação, tendo em conta os métodos (reparar VS substituir), o processo de aplicação da pintura e as condições de secagem.
Ao associar-se com a Solera, a Axalta torna-se o primeiro fabricante ao nível da repintura automóvel a fornecer os dados para calcular com precisão as emissões de CO2 dos produtos e processos utilizados durante a reparação, em vez das médias gerais da indústria.
Sob o “guarda-chuva” da BELEAF, a Axalta fornece produtos ecológicos de alto desempenho, ferramentas inovadoras e recursos ótimos para ajudar as oficinas de chapa e pintura a minimizar a sua pegada ambiental, ao mesmo tempo que contribuem para o sucesso do seu negócio. O Solera Sustainable Estimatics for Paint é um novo recurso que destaca o compromisso da Axalta com a sustentabilidade e a iniciativa BELEAF.
Devido à Diretiva sobre Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) da União Europeia, muitos países exigirão às empresas que realizem um acompanhamento e relatórios das suas emissões para 2025. O Sustainable Estimatics for Paint facilita a análise das emissões de CO2 de alcance 1, 2 e 3, permitindo que as organizações apresentem números credíveis e verificados de emissões de carbono.
Os clientes também poderão rever os painéis de controlo para analisar a sua pegada global na reparação de sinistros e compará-la com dados regionais, específicos de cada país e de toda a indústria. Juntamente com a Solera, a Axalta fornece os produtos, ferramentas e recursos para ajudar os clientes de repintura a reduzir o seu impacto no ambiente.
Visão a longo prazo
Além disso, a aliança entre a Solera e a Axalta não só garante uma medição precisa das emissões de CO2 resultantes de uma reparação, como também, dado que o processo de pintura está em contínua evolução e tendo sempre acesso aos dados da Axalta à medida que desenvolvem pinturas mais ecológicas, estes continuarão a ser válidos a longo prazo, fornecendo as emissões de CO2 mais precisas relacionadas com a reparação de veículos.
Segundo Troy Weaver, Presidente de Refinish Global da Axalta, “estamos muito entusiasmados por nos associarmos à Solera e introduzir uma nova solução no mercado. Esta tecnologia está alinhada com o compromisso contínuo da Axalta com a sustentabilidade, uma vez que nos propusemos ser uma empresa com emissões líquidas zero até 2040, e foi desenhada com os nossos clientes em mente para os ajudar a alcançar os seus objetivos sustentáveis. Ao calcular com precisão as emissões de CO2 por reparação, os nossos clientes podem tomar decisões baseadas em dados para ajudar a reduzir a sua pegada de carbono e ao mesmo tempo beneficiar os seus resultados financeiros”.
Segundo Arnaud Agostini, diretor-geral Internacional da Solera, “este acordo é parte do desenvolvimento natural da nossa relação com a Axalta. A capacidade de medir as emissões de carbono é cada vez mais comum em todo o mundo, com um número crescente de governos a defender a sua medição para compreender o impacto ambiental da reparação de veículos no planeta. A preparação, produção e utilização da pintura é uma parte importante do processo de cada oficina de carroçaria e um fator extremamente importante para as seguradoras, que precisam de medir com precisão e relatar o impacto de CO2 de cada elemento da reparação”.
Para mais informações sobre as iniciativas de sustentabilidade da Axalta, visita refinish.axalta.eu/beleaf.