Ver todas

Back

Bosch apresenta muitas soluções para a mobilidade

No âmbito do Bosch Tech Day 2024, a empresa alemã divulgou uma série de novas tecnologias associadas ao desenvolvimento de software, que irão ter impacto na mobilidade automóvel (em ligeiros e pesados) no presente e num futuro próximo.

Plataforma de software para especialistas em logística: a plataforma de serviços digitais da Bosch para logística aborda muitos dos desafios enfrentados pela indústria de transportes e logística. No centro do ecossistema de software para transportadoras e transitários está um mercado que fornece acesso centralizado a soluções digitais de diferentes fornecedores em todos os aspetos do negócio logístico, tudo numa experiência contínua. Gestão de condutores, gestão de transportes, gestão de frotas, rotas e estacionamento, serviços financeiros e visibilidade da cadeia de abastecimento, bem como combustível, energia e sustentabilidade. Além disso, a plataforma é mais do que apenas um mercado, uma vez que permite a integração perfeita de serviços e dados até agora separados. Um exemplo concreto: fornecedores de software, como a Webfleet, o maior sistema de gestão de frotas da Europa, colaboram com a Bosch L.OS para oferecer aos gestores de frotas serviços de valor acrescentado dentro da sua solução de gestão de frotas. Isto permite aos seus utilizadores desbloquear funcionalidades novas e valiosas sem ter de executar projetos de TI dispendiosos e demorados. A Bosch está a trabalhar nisso com a Amazon Web Services (AWS).

Soluções de middleware determinísticas: a solução de middleware da ETAS para o desenvolvimento e operação de sistemas avançados de condução automatizada suporta a modelação de arquiteturas de software e hardware e a comunicação de alto desempenho. Este middleware integra várias funções de aplicação e conecta-as entre si. Consiste em várias ferramentas, bibliotecas de software ECU e uma robusta interface de programação de aplicações (API) para o ciclo de desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao condutor e condução automatizada. A característica distintiva da solução ETAS é o facto de garantir que os quilómetros de teste reais podem ser aplicados um a um e com uma precisão inigualável num ambiente virtual. Esta é a chave para um desenvolvimento fiável em ambientes virtuais. Desta forma, a ETAS permite que os fabricantes de automóveis e outros fornecedores reduzam massivamente o número de quilómetros de teste conduzidos fisicamente através de validação baseada em simulação reprodutível. Novas funções de condução podem, assim, ser lançadas no mercado mais rapidamente – sem comprometer a segurança.

Gerador de aplicações de veículos com IA: os utilizadores de veículos esperam cada vez mais funções personalizadas que reflitam as suas necessidades individuais. Isto apresenta aos fabricantes de veículos a tarefa de fornecer essas funções baseadas em software. No entanto, o desenvolvimento de tal software é complexo, exigindo conhecimento aprofundado e colaboração estreita com fornecedores. Funcionalidades de boas-vindas aos passageiros, que oferecem controlo preciso dos assentos, luzes e faróis, atualmente só podem ser integradas pelos fabricantes originais (OEMs), o que torna qualquer personalização difícil para concessionários, empresas de aluguer de automóveis, proprietários de frotas e condutores. O gerador de aplicações de veículos com IA da ETAS muda fundamentalmente esta situação: o gerador impulsionado por IA, uma extensão da solução ETAS Edge Middleware, permite que todos – desde OEMs até condutores – criem novas funções para veículos utilizando linguagem natural, sem necessidade de conhecimento prévio. A ferramenta gera aplicações completas, prontas para uso, com funções integradas de segurança e conformidade.

Act-by-wire: As tecnologias act-by-wire substituem as conexões mecânicas entre o volante, o pedal do travão e os atuadores correspondentes dos sistemas de direção e travagem por linhas de sinal elétrico. Isso possibilita novas funções que oferecem assistência em situações de condução críticas e até evitam tais situações completamente. Também melhoram o conforto e a agilidade do veículo. Ao mesmo tempo, abrem novas possibilidades para o design da interface homem-máquina e do interior do veículo. As soluções act-by-wire reduzem o número de variantes para veículos com volante à esquerda e à direita, permitindo que os atuadores de travagem e direção tenham uma instalação otimizada em caso de colisão e ocupem menos espaço de instalação. Para fins de segurança, a redundância é incluída no design dos atuadores de travagem e direção, fornecimento de energia e comunicação dos sistemas act-by-wire. Para um controlo ótimo dos atuadores by-wire, pode ser utilizado o software de Gestão de Movimento do Veículo da Bosch.

Serviços conectados para frotas: as soluções de conectividade da Bosch ajudam também os fornecedores de serviços de mobilidade e logística a usar os seus veículos da forma mais eficiente possível e minimizar os tempos de inatividade. A base técnica para isso é uma unidade de controlo Bosch que pode ser adaptada a qualquer veículo, independentemente do fabricante, permitindo que o operador da frota aceda aos seus dados operacionais e de diagnóstico, e, assim, possibilitando uma ampla gama de serviços baseados em dados. O Módulo de Eficiência Retrofit (Remodul), por exemplo, reconhece a rota que um camião está a seguir e ajusta ligeiramente a sua velocidade de acordo com valores empíricos armazenados numa base de dados central. Isto pode reduzir o consumo de combustível em até 4%, o que representa uma vantagem de custo atrativa para os operadores de frotas. O Vehicle Health regista tanto códigos de erro padronizados quanto específicos do fabricante no veículo e avalia-os na clooud. Problemas iminentes são reconhecidos precocemente e apresentados de forma compreensível, sugerindo respostas imediatas como serviços priorizados. Isso reduz significativamente o número de quebras inesperadas, facilitando muito o planeamento dos operadores.

Plataforma de integração de cockpit e ADAS: No futuro, os veículos serão caracterizados por uma combinação inteligente de eletrónica e software. A Bosch está a concentrar-se na transição de uma arquitetura elétrica/eletrónica (E/E) específica para domínios para uma arquitetura centrada no veículo e orientada por zonas. Esta arquitetura inclui apenas alguns, porém muito poderosos, computadores de veículo de domínio cruzado, como a plataforma de integração de cockpit e ADAS – um computador central intensivo em software que integra as funções anteriormente separadas de infotainment e assistência ao condutor num único sistema num chip. Essas funções incluem estacionamento automatizado e reconhecimento da faixa, combinados com navegação inteligente e assistência por voz personalizada. O computador de alto desempenho modular e escalável requer menos espaço e cabeamento no veículo, permitindo aos fabricantes reduzir custos. Como resultado, mais funções de condução automatizada podem ser integradas em veículos compactos e de classe média. O objetivo da Bosch é reduzir a complexidade dos sistemas eletrónicos nos veículos, ao mesmo tempo que os torna o mais seguros possível.

Soluções de deteção interior: Através de soluções inovadoras de sensores e software, as soluções de deteção interior da Bosch aumentam a segurança de todos os ocupantes do veículo. Estas reconhecem distração e sonolência e podem alertar os condutores conforme necessário. Funções de monitorização dos ocupantes, que observam todo o interior, são essenciais para a condução automatizada e facilitam sistemas de segurança como lembretes de cinto de segurança e supressão de airbag. Esta monitorização interior também permite funções de conforto e conveniência, como ajustes automáticos do assento e temperatura, além de controlo por gestos. Além do sistema de câmaras, o radar de deteção de habitáculo deteta movimentos extremamente pequenos dentro e ao redor do veículo. Pode reconhecer um bebé a dormir no carro, assim como tentativas de aproximação ou arrombamento, e alerta o proprietário em conformidade. Estas funções estão disponíveis como soluções de software autónomas, em computadores centrais do veículo ou em unidades de controlo dedicadas.

Serviços de mapas conectados: Ao combinar dados em enxame de veículos conectados e fontes de dados infraestruturais como informações meteorológicas, os serviços de mapas conectados da Bosch podem fornecer informações precisas e atualizadas sobre diversos aspetos do ambiente de condução. Em contraste com os condutores humanos, que aprendem apenas com a sua própria experiência, os serviços de mapas conectados beneficiam dos dados empíricos combinados de todos os veículos conectados. Isso permite que os sistemas do veículo determinem coisas como a velocidade ótima de condução num rotunda, a geometria exata da faixa e a trajetória de condução em interseções complexas, pontos de localização que o veículo pode usar para se posicionar com precisão de centímetros, ou até informações sobre locais onde a estrada está atualmente perigosamente gelada. Utilizando essa informação em tempo real de forma extensa e confiável, o comportamento de condução pode ser planeado e, se as condições da estrada mudarem durante a viagem, adaptado de forma proativa e segura. Dessa forma, os serviços de mapas conectados não só melhoram as funções existentes de assistência ao condutor e aumentam a sua disponibilidade, como criam também novas possibilidades para desenvolver e melhorar veículos e serviços de mobilidade, tornando assim a mobilidade do futuro mais segura e conveniente.

PALAVRAS-CHAVE