Ver todas

Back

Repairify: Agilizar o serviço nas oficinas

29 Agosto, 2024

Com ferramentas e serviços tecnológicos inteligentes, a Repairify pretende tornar as reparações mais simples para as oficinas de colisão, vidros e mecânica em toda a Europa.

Ao reunir diferentes tecnologias do ecossistema automóvel a Repairify pretende melhorar o serviço das oficinas, com o fornecimento de ferramentas, dados e análises de veículos, fornecendo informações que podem ser aproveitadas pelos profissionais, por forma a rentabilizar o seu negócio.

asTech

A Repairify surgiu em 2016 como fornecedora do produto asTech, assim como da sua opção de suporte remoto. A asTech fornece soluções e serviços de diagnóstico remoto para as oficinas, com o objetivo de promover reparações seguras e precisas. Esta solução fornece digitalização, diagnóstico e calibrações remotas, utilizando uma tecnologia patenteada, ao mesmo tempo que presta apoio virtual através de técnicos especializados certificados pela I-CAR e pela ASE.

A asTech é a principal linha de produtos da Repairify, entre muitas outras ferramentas que disponibiliza para este mercado, auxiliando, assim, os profissionais no diagnóstico, programação e calibração de veículos a partir das suas próprias instalações, sem a necessidade de recorrer ao outsourcing. “O portfólio de produtos inclui a asTech Connect, um sistema recentemente desenvolvido que fornece diagnóstico remoto de veículos. O cliente liga o dispositivo asTech Connect ao veículo através da porta de diagnóstico, que depois faz interface com uma plataforma lateral de ferramentas alojada no centro de dados da Repairify através da plataforma de serviço asTech. O veículo pode então ser diagnosticado, calibrado ou programado por via aérea, remotamente, utilizando ferramentas de equipamento original. Toda a atividade é supervisionada e gerida pela equipa dedicada da Repairify de técnicos qualificados IMI que apoiam os profissionais das oficinas a todo o momento”, refere Phil Peace, managing director (SVP) International, Repairify Inc.

A Repairify tem como clientes no aftermarket as oficinas de colisão, de vidros e de mecânica. “Nas oficinas, trabalhamos principalmente com oficinas de propriedade de seguradoras e oficinas independentes para fornecer uma alternativa rápida e fiável aos concessionários ou outsourcing. A nossa vasta gama de ferramentas abrange oficinas de várias dimensões, que realizam quase todos os trabalhos de diagnóstico, calibração ou programação, por mais complexos que sejam”, indica Phil Peace. “Temos diversos clientes que fazem serviços de substituição de vidros e, portanto, exigem uma calibração pós-reparação da câmera do para-brisas. O nosso sistema Digital Adas, combinado com a nossa solução de calibrações remotas, permite uma cobertura de mercado de 99%.

No caso das oficinas de mecânica, estas usam mais o produto para módulos de programação, sendo esta uma área mais recente da nossa operação, mas que está a começar a prosperar”. E adianta: “A concorrência mais direta da Repairify vem dos concessionários e outsourcing, mas o uso de qualquer um destes pode criar sérios atrasos, que podem levar a custos adicionais. Os concessionários têm, por vezes, prazos de realização dos serviços alargados, para trabalhos que requerem software OEM, e os serviços de outsourcing, muitas vezes, não são chamados, até que seja acumulada uma quantidade de trabalho na oficina, para tornar a sua contratação financeiramente viável. Na Repairify, os nossos técnicos são capazes de realizar trabalhos que exigem software OEM remotamente através de ferramentas asTech, o que significa que o trabalho nunca tem de sair da oficina do cliente e não há necessidade de esperar até que haja trabalho suficiente. Todas as ferramentas da Repairify são suportadas por técnicos experientes credenciados pela IMI e ajudam os nossos clientes a realizar trabalhos que estejam em conformidade com as diretrizes do IIR”.

Serviços

O sistema asTech Digital ADAS, também disponível através da Repairify, os técnicos podem calibrar veículos em seis etapas. A Repairify também oferece o asTech All in One, composto por um tablet android de 10” e um VCI que se conecta diretamente à porta OBD II para se comunicar com o veículo. Além de usar a ferramenta localmente, este dispositivo All-in-One dinâmico oferece a capacidade de se conectar remotamente via Internet ao nosso enorme banco de dados de ferramentas OEM e dados de pós-venda integrados, com o suporte de nossos técnicos especializados.

Phil Peace conclui, indicando que “de momento, estamos a focar-nos nos serviços core de Digital Adas, diagnósticos veiculares e telediagnósticos em território europeu, pois há muito a focar nestas áreas e o mercado continua em crescimento. Dito isto, temos feito, no mercado americano, várias aquisições no setor de software e estamos ansiosos para verificar se apresentam oportunidades na Europa. Continuamos a expandir-nos e Portugal é um dos muitos mercados que estamos a analisar e convidamos todos os potenciais parceiros a entrarem em contacto connosco”.

PORTUGAL

PHIL PEACE, MANAGING DIRECTOR (SVP) INTERNATIONAL, REPAIRIFY INC

“Atualmente temos uma presença limitada em Portugal, mas a nossa reputação está a crescer, e começamos a desenvolver bases de clientes nos países do sul da Europa, onde Portugal é um mercado importante. O parque automóvel está a evoluir e isso é importante, a nossa solução Digital Adas funciona em veículos de todas as idades, mas a nossa solução remota tende a favorecer veículos mais novos de 2016 em diante. Começamos agora a ver crescer a necessidade do mercado Português para os nossos serviços devido à dimensão, especificidades e idade do parque”.

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 95, de agosto de 2023. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE