A MS Motorservice International anunciou a adição de 14 novas unidades de injeção de filtros de partículas ao seu portefólio.
Este novo conjunto de produtos destina-se a uma frota global de mais de 7 milhões de veículos. As unidades de injeção desempenham um papel crucial na regeneração dos filtros de partículas diesel. Fabricadas pela Pierburg, reconhecida fornecedora de equipamentos de origem, estas unidades utilizam materiais resistentes à corrosão e às temperaturas extremas, garantindo uma longa vida útil mesmo sob condições exigentes.
Durante o funcionamento dos motores diesel, a combustão gera partículas de fuligem compostas por carbono e hidrocarbonetos prejudiciais à saúde. Estas partículas são capturadas no filtro de partículas diesel, onde, a temperaturas superiores a 550 °C, são transformadas em dióxido de carbono e vapor de água num processo conhecido como regeneração. Contudo, parte das cinzas permanece incombustível, exigindo a substituição do filtro após cerca de 200 mil km.
Fatores como viagens curtas, óleo de baixa qualidade ou peças defeituosas podem acelerar a acumulação de fuligem, reduzindo a eficiência do filtro.
As unidades de injeção são fundamentais para evitar o entupimento prematuro dos filtros. Um sensor de pressão diferencial monitoriza a carga do filtro e, ao atingir um limite crítico, o motor inicia um processo de combustão livre. Durante este processo, a unidade de injeção introduz combustível antes do filtro, aumentando a temperatura dos gases de escape para queimar a fuligem acumulada.
Este ciclo de regeneração ativa, realizado aproximadamente a cada 400-600 quilómetros, dura cerca de 10 minutos e não afeta o desempenho do motor. Também pode ser desencadeado manualmente em oficinas através de equipamentos de teste especializados.
Com esta inovação, a MS Motorservice International continua a apoiar soluções tecnológicas para a sustentabilidade, contribuindo para veículos mais limpos e eficientes.