A MS Motorservice International GmbH adicionou 14 unidades injetoras de filtros de partículas ao seu portfólio, da Pierburg, ampliando novamente a sua gama de produtos de controlo de emissões.
As unidades de injeção são componentes essenciais para a regeneração dos filtros de partículas de diesel. No entanto, as elevadas temperaturas de operação e os gases de escape agressivos impõem exigências rigorosas aos componentes. Os materiais resistentes à corrosão e às altas temperaturas utilizados nos produtos Pierburg garantem uma função duradoura nessas condições adversas. Por isso, a Pierburg é considerada um fabricante de equipamentos originais (OEM) em muitos veículos modernos.
Além de outros poluentes, o processo de combustão nos motores a diesel produz partículas de fuligem compostas por carbono, às quais se agregam vários compostos, incluindo hidrocarbonetos prejudiciais à saúde. Por este motivo, as partículas de fuligem são filtradas e recolhidas no filtro de partículas de diesel. A temperaturas de gases de escape superiores a 550 graus, a fuligem é queimada, transformando-se em dióxido de carbono e vapor de água. Este processo é denominado regeneração. Contudo, uma pequena quantidade de cinzas não combustíveis permanece no filtro.
Por esta razão, o filtro de partículas precisa de ser substituído após aproximadamente 200.000 km. Viagens curtas frequentes, o uso de óleo de motor de baixa qualidade ou acessórios defeituosos, como velas de incandescência, válvulas EGR ou sensores, aumentam a quantidade de fuligem depositada no filtro.
Como funcionam as unidades de injeção de filtros de partículas
Para evitar que o filtro de partículas fique obstruído prematuramente e seja danificado, um sensor de pressão diferencial monitoriza o seu nível de saturação. Quando um determinado limite de carga é atingido, o filtro de partículas deve ser regenerado ativamente. Para isso, a unidade de controlo do motor inicia um processo de queima para alcançar temperaturas de gases de escape superiores a 550 graus.
Em determinadas condições de funcionamento e carga, a unidade de injeção pulveriza combustível imediatamente antes do filtro de partículas. O combustível queima-se com o oxigénio residual presente nos gases de escape, aquecendo o filtro de partículas. Dependendo do veículo específico e das condições de condução, o processo de queima ativa ocorre a cada 400 a 600 quilómetros e dura cerca de 10 minutos, sem prejudicar o desempenho do motor. Este processo de queima também pode ser iniciado em oficinas através de um testador de motores.
Refira-se que as novas referências são adequadas para uma frota de aproximadamente 7 milhões de veículos em todo o mundo.