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“Temos cativado cada vez mais clientes com a nossa webshop”, André Cruz, Autopeças Cab

7 Janeiro, 2025

A Autopeças Cab teve um ano de 2024 com muitos investimentos e novidades. André Cruz explica à PÓS-VENDA que esta estratégia se vai manter em 2025.

Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?

O ano de 2024 teve como grande desafio a abertura de uma nova loja da Autopeças Cab que acabou por acontecer no dia 2 de dezembro em Beja. Todas as novas lojas têm os seus desafios mas esta em especial teve desafios mais complexos quer em tempo quer em deslocação de pessoas para realizar os trabalhos de preparação para a abertura, mas com uma boa coordenação e orientação foi das lojas mais rápidas que abrimos. Um desafio que ainda temos em aberto é o de crescer a equipa da loja, quer em vendedores exteriores, como em caixeiros interiores, sendo a componente dos recursos humanos um dos desafios mais desafiantes que tem aparecido e se tem tornando mais difícil, devido à falta de profissionais no nosso setor.

Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?

A Autopeças Cab é uma empresa que tem mantido um crescimento sólido de ano para ano e o ano de 2024 não foi exceção á regra. A nossa equipa tanto de escritório como as nossas lojas trabalha arduamente todos os dias de modo a ganharmos mais cota de mercado mas mantendo o nosso nível de serviço com todos os nossos clientes. O mercado tem vindo a evoluir e com cada vez mais empresas a criarem parcerias e se juntarem a grupos sendo a Autopeças Cab uma empresa independente até á data faz com que o nosso trabalho e tipo de serviço prestado aos nossos clientes nos marque pela diferença dos outros. Não somos uma empresa que só é vista por preço mas sim pela qualidade do atendimento, resolução de desafios apresentados pelos clientes, disponibilidade de stocks no imediato que considero que é uma das grandes qualidades da nossa empresa.

Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?

A falta de mão-de-obra é um dos temas que mais tenho falado com parceiros e colegas de profissão em outras empresas e a conclusão a que chego é que de ano para ano é um problema que só vai ter tendências a piorar fazendo com que as empresas como a nossa tenha de apostar cada vez mais em formação de novas pessoas que não têm qualificações de modo a terem futuros profissionais passado uns anos. Muitas vezes queremos expandir a nossa atividade a novas zonas e temos ferramentas para isso mas a componente dos recursos humanos está em falta com pessoas qualificadas para o trabalho em si. A eletrificação, já sabemos que o veiculo elétrico num curto espaço de tempo não irá ter aquela expansão/crescimento em vendas de viaturas novas no mercado nacional que todos estavam à espera, mas, por outro lado, temos o crescimento das viaturas hibridas e as oficinas têm de se preparar para esta realidade, com a formação das equipas e novas ferramentas digitais e físicas, de modo a não perderem serviços que também afeta as casas de peças, com menos procura de material para essas viaturas. Sendo este novo material para estas viaturas hibridas que mais temos aberto nos últimos meses e que continuaremos a apostar.

Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?

A Autopeças Cab para 2025 prevê a continuação do seu crescimento que temos feito todos os anos e numa primeira estratégia mais simples. Temos previsto a abertura de novas gamas de produtos que em 2024 não trabalhávamos e a continua melhoria na gestão e otimização de stocks. Na nossa segunda estratégia mais complexa, que, como sabemos que o mercado não irá mudar totalmente nos próximos anos, vamos continuar o nosso crescimento no distrito de Beja com a nossa nova loja e, para o segundo semestre de 2025, começar na procura de uma nova localização para abertura de mais uma loja. Temos cativado cada vez mais clientes com a nossa webshop ligada ao nosso método de trabalho, que nos faz um excelente parceiro de negócios para as oficinas e outras casas de peças.

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