Ver todas

Back

“A transformação digital continua a ser um fator crucial para o sucesso do nosso negócio”, Rui Chorado, Dispnal

13 Janeiro, 2025

A componente logística foi um dos principais desafios para a atividade da Dispnal, que, em 2025, pretende focar-se na digitalização, sustentabilidade e a adaptação às novas necessidades do mercado.

Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?

Em 2024, houveram vários desafios, especialmente no que diz respeito à logística e à gestão de stock. Um dos principais obstáculos foi a dificuldade de garantir a disponibilidade constante de pneus devido a flutuações na oferta global e aos atrasos nas entregas dos nossos fornecedores. Para superar este desafio, reforçámos a nossa rede de fornecedores, procurando diversificar as fontes de aquisição, e implementámos um sistema de monitoramento mais rigoroso para prever as necessidades de reposição de stocks com maior rigor. Além disso, mantivemos uma comunicação constante com as oficinas/clientes para garantir que pudéssemos atender às suas necessidades de forma eficiente, oferecendo opções alternativas sempre que necessário. Contudo, a pressão por preços competitivos foi um fator constante. Para ultrapassar essa barreira, renegociámos condições com fornecedores, otimizámos os custos operacionais e implementámos soluções logísticas mais eficientes para reduzir custos sem comprometer a qualidade do serviço.

Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?

Registamos um crescimento significativo no mercado português, impulsionado por uma série de fatores que nos permitiram fortalecer a nossa posição no setor de fornecimento de pneus para oficinas especializadas. A crescente procura de pneus de alta performance e para veículos elétricos foi um dos principais causadores desse crescimento. Identificámos cedo as mudanças nas preferências dos consumidores e ajustámos a nossa oferta para incluir mais opções de pneus especializados, o que atraiu mais oficinas que por sua vez conseguiram dar uma resposta mais precisa aos clientes finais. O aumento da nossa presença digital também teve um impacto direto no crescimento do negócio. Melhoramos a nossa plataforma online, o que facilitou o processo de compra e consulta de produtos pelas oficinas, além de proporcionar um atendimento mais ágil e personalizado. Essa melhoria na experiência do cliente ajudou-nos a fidelizar muitos dos nossos parceiros comerciais e atrair novos negócios.

Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?

Em 2025, acreditamos que várias tendências no aftermarket irão impactar significativamente a nossa atividade e direcionar o desenvolvimento de nosso negócio. A transformação digital continua a ser um fator crucial para o sucesso do nosso negócio. Em 2025, esperamos que a digitalização avance ainda mais, não apenas na gestão de vendas, como também na melhoria da experiência do cliente. Estamos a investir no aprimoramento do nosso B2B, tornando-o ainda mais intuitivo e oferecendo funcionalidades nunca antes implementadas. Com o crescimento acelerado de veículos elétricos, o aftermarket vai precisar se adaptar a essa nova realidade. Esperamos que a procura de pneus específicos para veículos elétricos aumente, a nossa empresa está preparada, e tem vindo a intensificar o estudo e a oferta de pneus adequados a esta categoria de veículos, além de garantir que as oficinas especializadas estão preparadas para lidar com essa nova realidade.

Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?

Continuaremos a focar-nos em estratégias que nos permitam não só enfrentar os desafios, mas também aproveitar as oportunidades que o mercado de pneus e aftermarket nos oferecem. As principais estratégias que planeamos implementar incluem o reforço da digitalização,  aumento da sustentabilidade e a adaptação às novas necessidades do mercado, como a eletrificação dos veículos.

PALAVRAS-CHAVE