Rafael Peixoto, da Carsistema, revela como foi o ano de 2024 desta empresa, especialista na importação, distribuição e comercialização de produtos e acessórios para reparação e pintura automóvel, e anuncia as novidades para este ano.
Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?
Em 2024, os principais desafios que enfrentámos, deveram-se à instabilidade nas cadeias de fornecimento globais e ao aumento dos custos das matérias-primas, que não só, mas também, são consequência da primeira. Para superar estas dificuldades, reforçámos parcerias com fornecedores locais e internacionais, diversificámos as fontes de abastecimento e tornámos os nossos processos logísticos mais eficientes. Também foi desafiante manter a satisfação dos clientes num mercado competitivo. Para responder a esta exigência, reforçámos o apoio técnico, formações e ampliámos os nossos canais de comunicação digital. Este compromisso com a proximidade ao cliente ajudou-nos a consolidar parcerias e a conquistar novos negócios. A maior exigência por práticas sustentáveis e o cumprimento de novas normas ambientais trouxeram desafios operacionais. Para os ultrapassar, introduzimos produtos mais ecológicos e adotámos processos de produção sustentáveis, garantindo o alinhamento com as políticas ambientais em vigor, o que se traduziu na renovação da certificação ambiental norma ISO 14001, que julgamos ser a única empresa no setor que a ostenta, orgulhosamente.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
O mercado português de repintura automóvel manteve-se altamente competitivo em 2024, com margens de lucro pressionadas e clientes cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos produtos. Para responder a estes desafios, a Carsistema reforçou o investimento na eficiência operacional e na formação contínua dos seus clientes. O nosso negócio registou um crescimento sólido, impulsionado pelo lançamento de produtos inovadores. Esta aposta consistente em soluções de elevada qualidade permitiu-nos atrair novos clientes e consolidar a nossa posição de destaque no setor da repintura automóvel.
Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?
A sustentabilidade continuará a ser uma prioridade em 2025, impulsionada por regulamentações ambientais mais rigorosas. A Carsistema aposta no desenvolvimento de produtos ecológicos, com menor impacto ambiental, e na otimização de processos produtivos sustentáveis, alinhando-se com as exigências legais e as expectativas do mercado. A Carsistema continua comprometida com os programas de formação profissional fornecidos no nosso Centro de Treino em Coimbra, de forma a apoiar a qualificação de novos talentos e garantir mão de obra especializada.
Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?
Em 2025, vamos reforçar o desenvolvimento de novos produtos inovadores e sustentáveis, adaptados às últimas tendências do mercado automóvel. Para garantir maior eficiência, vamos melhorar os nossos processos logísticos, otimizando o transporte e a gestão de stocks. Esta estratégia permitirá entregas mais rápidas e uma resposta mais eficaz às necessidades dos clientes.