Ver todas

Back

Procura de veículos elétricos usados dispara em dezembro face a 2023

11 Fevereiro, 2025

De acordo com o mais recente Panorama Standvirtual, em dezembro de 2024 verificou-se um aumento significativo de 102% na procura de veículos elétricos usados, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Paralelamente, a oferta também registou um crescimento expressivo de 53%. No cómputo geral, a procura de automóveis usados aumentou 22%, acompanhada por um ligeiro crescimento de 1% na oferta. Estes indicadores encerram o ano com uma dinâmica de mercado positiva, evidenciada pelo crescimento de 17% ao longo de 2024.

O aumento da procura manifestou-se de forma notável em algumas regiões do país:

  • Algarve: +53%;;
  • Norte de Portugal: +26%;
  • Centro do país: +23%.

Tipo de Combustível

  • Elétricos: Maior aumento na procura (+102%) e também na oferta (+53%);
  • Gasolina: Crescimento na procura (+22%) e na oferta (+11%);
  • Diesel: Procura sobe 9%, mas oferta recua 12%;
  • Veículos elétricos, híbridos a gasolina, híbridos a diesel e híbridos plug-in representam 19% da procura e 15% da oferta;
  • Diesel (51%) e gasolina (27%) continuam a ser os mais procurados;
  • Em dezembro, apenas carros a gasolina, híbridos plug-in, híbridos a gasolina e GPL tiveram mais oferta do que procura.

Ano de Matrícula

  • Maior crescimento na procura verificou-se nos veículos com 10 a 15 anos (+19%);
  • Crescimento também nos carros com 1 a 3 anos (+14%), 3 a 5 anos (+13%) e 5 a 10 anos (+11%);
  • Oferta aumentou na maioria dos intervalos, exceto nos carros com 1 a 3 anos (-6%), 3 a 5 anos (-9%) e 5 a 10 anos (-1%);
  • Veículos matriculados entre 2017 e 2019 foram os mais visualizados (8,3%), seguidos dos modelos de 2021 e 2022 (7,1%).

Segmento e Marcas

  • A procura aumentou significativamente nos sedan (+31%), citadinos (+25%) e SUV (+23%);
  • Os segmentos mais procurados foram SUV (23%), carrinhas (17%) e citadinos/utilitários (16%);
  • A oferta superou a procura nas categorias de SUV (28%), utilitários (18%), carrinhas (17%) e citadinos (16%);
  • Marcas mais procuradas: Tesla, Mercedes-Benz e BMW;
  • Marcas mais anunciadas: Renault, Mercedes-Benz e Peugeot.

Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual, afirmou: “No mês de dezembro, a tendência de crescimento da procura por automóveis elétricos que acompanhámos ao longo de 2024 está ainda mais presente no mercado dos usados. Estes valores cada vez mais positivos, em relação aos anos anteriores, revelam que esta é uma tendência que possivelmente vai continuar a crescer ao longo de 2025. O Standvirtual pretende continuar a trabalhar para desmistificar o mundo da mobilidade elétrica e ajudar os consumidores a tomarem decisões informadas e conscientes”.

PALAVRAS-CHAVE