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DEKRA continua a crescer e a diversificar negócios

10 Abril, 2025

Em conferência de imprensa realizada hoje, a DEKRA apresentou os seus resultados, mas também quais são e serão as suas apostas, que passam pela sua transformação de operador de inspeção de veículos tradicional, para especialista independente em mobilidade digital e baseada em software. O “Digital Trust Service” é uma das novidades para 2025.

No ano em que comemora o seu 100 aniversário, a empresa alemã está mais vigorosa do que nunca. Em 2024, a DEKRA manteve-se no rumo certo e voltou a crescer num ambiente volátil em termos económicos e geopolíticos. O volume de negócios global aumentou 4,7% em comparação com o ano anterior, para 4,29 mil milhões de euros. No que diz respeito à atividade principal — excluindo o trabalho temporário — foi registado um aumento de 7%. O EBIT aumentou 4,2%, para 266 milhões de euros, enquanto o EBITDA cresceu 5,4%, para 480,1 milhões de euros.

Além disso, o número de trabalhadores efetivos aumentou em 800, passando para cerca de 33.000, 270 dos quais em Portugal.  “Graças ao nosso modelo de negócios orientado para o futuro, assegurámos um crescimento sólido num ano de grandes tensões económicas. A decisão de concentrar o negócio da DEKRA nas megatendências da mobilidade futura, sustentabilidade, cibersegurança e inteligência artificial com a nossa “Estratégia 2025” foi essencial para o nosso sucesso económico em 2024”, afirmou o CEO da DEKRA, Stan Zurkiewicz, na conferência de imprensa de balanço anual da empresa na sua sede, em Estugarda.

Mais inspeções

Em 2024, a DEKRA efetuou cerca de 32 milhões de inspeções de veículos em todo o mundo, sendo que cerca de 500 mim foram em Portugal. “Estamos extremamente satisfeitos por termos consolidado ainda mais a nossa posição como o líder incontestável a nível mundial em inspeções de veículos”, explicou Zurkiewicz. “Mas o mais importante é que os novos serviços da DEKRA relacionados com veículos, como o teste rápido de baterias patenteado para carros elétricos, tiveram uma procura ainda maior no ano passado. Em 2024, os nossos especialistas efetuaram o “exame de saúde” das baterias dos veículos cerca de 500 vezes por mês. Este teste é essencial para o bom funcionamento do mercado de automóveis elétricos usados”.

Futuro

De forma a preparar o seu modelo de negócios para o futuro, a DEKRA introduziu, no início da década, áreas de crescimento estratégicas através da sua “Estratégia 2025”: mobilidade do futuro, sustentabilidade, cibersegurança e inteligência artificial. Além disso, a presença global na Ásia e no Médio Oriente foi reforçada nos últimos anos. No último ano da implementação da estratégia, Zurkiewicz tira uma conclusão positiva: “De acordo com a sua Estratégia 2025, a DEKRA está a desenvolver-se para se tornar uma organização especializada, independente e líder no mundo digital e na mobilidade baseada em software. Agora que estamos a chegar ao fim do período da estratégia, estamos, mais uma vez, a dar tudo na reta final com os nossos serviços inovadores e a nossa presença global”.

Digital Trust Service

Uma das novidades de serviço mais importantes em 2025 é o “Digital Trust Service” da DEKRA. Com esta solução integrada única no mundo, a empresa pretende ajudar os seus clientes a introduzir inovações de produtos no mercado de forma mais rápida e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos de segurança. Pela primeira vez, a empresa está a oferecer inspeção e certificação integradas de três aspetos de segurança essenciais — segurança funcional, cibersegurança e IA — a partir de uma única fonte. O serviço tem por objetivo garantir um novo nível de confiança, transparência e conformidade na economia digital.

100.º aniversário: garantir o futuro

No ano do seu aniversário, no qual pretende crescer 5%, a empresa está otimista quanto ao futuro: “Conseguimos, com êxito, preparar a nossa atividade para o futuro ao longo de um século. E prestamos um contributo importante para a sociedade: garantimos que as pessoas estão seguras — no trabalho, na estrada e em casa — ontem, hoje e amanhã”, explicou Stan Zurkiewicz.

De acordo com o CEO, para além da mobilidade, a confiança digital e a sustentabilidade também irão desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento futuro da empresa. Isto também se aplica ao compromisso social da DEKRA. Em 2025, a empresa irá reforçar o seu apoio a organizações empenhadas em contribuir positivamente para um mundo melhor. A DEKRA está atualmente a preparar uma parceria com uma organização de renome internacional que se dedica a garantir o futuro e a melhorar as condições de vida de crianças.

Portugal

Em Portugal, onde a empresa já está presente há 34 anos, também a atividade está em crescimento, tendo faturado cerca de 22 milhões de euros, mas com o objetivo de chegar aos 30 milhões a média prazo.

A empresa é líder na gestão de viaturas usadas e na gestão internacional de sinistros. Na atividade das inspeções técnica de veículos, possui uma rede de 17 centros, que efetua mais de 500 mil inspeções.

São muitos o serviços que a empresa executa em Portugal, dentro da área automóvel, incluindo para oficinas. Entre os serviços mais recentes, destaque para o teste de bateria DEKRA, para veículos elétricos, que mede o estado de saúde (SoH) de baterias de tração. O método de determinação do SoH é baseado na resistência interna da bateria, dando por isso resultados muito fiáveis sobre o estado da bateria.

 

 

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