Em poucos anos, a SigmaCar cresceu de forma significativa, destacando-se pela inovação, digitalização e foco no cliente.
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 113, de fevereiro de 2025. Consulte aqui a edição.
Com mais de 20 anos de experiência na manutenção e reparação automóvel e tendo passado por oficinas reconhecidas no mercado, Ricardo Durão decidiu, em 2022, criar a SigmaCar. Localizada no Montijo, esta oficina multimarca foi crescendo gradualmente e, em 2024, contava já com uma equipa de três técnicos. Este ano, Ricardo Durão pretende integrar mais um técnico e uma colaboradora para a receção, por forma a dedicar-se completamente à parte da gestão oficinal, que considera fundamental para o sucesso e crescimento de um negócio oficinal hoje em dia. “Em 2024 tivemos um crescimento acima dos 30%. A gestão é fundamental, pois temos de ir analisando para perceber se somos eficientes, e no que podemos melhorar”. A oficina conta atualmente com duas áreas de trabalho e mais uma área de diagnóstico, para trabalhos mais demorados. O crescimento do negócio levou a que Ricardo Durão esteja a planear remodelar totalmente as instalações da SigmaCar, por forma a melhorar o espaço e dar assim mais agilidade ao serviço e mais conforto aos clientes.

Peças
A SigmaCar não utiliza formas tradicionais de encomendar peças, pois já está totalmente digitalizada nessa área. “Fazemos todos os pedidos online, e recebemos as entregas dos fornecedores aqui na oficina. Não se pedem peças pelo telefone, nem WhatsApp, é algo que evitamos ao máximo. Vamos ao portal, colocamos a matrícula, identificamos a peça e fazemos a encomenda. Isso permite a que a SigmaCar faça um melhor planeamento dos serviços e tenha tudo preparado para os próximos veículos que estejam agendados”. A SigmaCar tem uma zona de stock, onde armazena todos os produtos de maior rotação, como filtros de óleo, filtros de combustível, filtros de habitáculo, filtros de ar e pastilhas. No que toca a fornecedores, a oficina trabalha, essencialmente, com a Leirilis, a Sofrapa, Turbomax, Auto Torre da Marinha, MF Pinto, MCoutinho, entre outros. No caso dos lubrificantes, a oficina dá preferência à Motul, e, em casos de veículos com normas específicas Stellantis, utilizam produtos TotalEnergies. “No caso dos óleos, escrupulosamente a especificação do fabricante. Também fazemos serviço de pneus, estando totalmente equipados para esse tipo de serviços, assim como serviço de chapa, sendo que a pintura é feita através de um parceiro”, explica o responsável. O objetivo da SigmaCar é dar resposta, assim, a tudo o que o seu cliente necessite, no mesmo local. “A nossa preocupação é o cliente. Temos de nos por no lugar da pessoa. O que o cliente quer é deixar o carro e estar descansado, que vai ter o problema resolvido, o menos onoroso e o mais rápido possível”. À SigmaCar chegam todo o tipo de veículos, desde mais antigos aos mais evoluídos tecnologicamente, e a oficina tem capacidade, equipamentos e conhecimento técnico para dar resposta a tudo o que seja necessário. “Fazemos tudo o que o cliente necessite para o seu veículo, desde serviço de mecânica, diagnóstico, eletricidade, motores. Em tudo o que fazemos, trabalhamos para dar confiança ao cliente. Além disso, a qualidade do nosso serviço é, sem dúvida, o que diferencia a nossa oficina”. Ricardo Durão explica também que a oficina evita recorrer a peças usadas, e apenas em casos específicos coloca essa hipótese. “Quando não há outra opção, ou quando, por exemplo, uma reparação é demasiado onerosa para o cliente. Só o fazemos mesmo em casos extraordinários. Normalmente, optamos por peças de marca ou aftermarket premium. Trabalhamos sempre com peças de muita qualidade, como Bosch, SKF, INA, Sachs.

Formação
A formação é também uma das bases para a equipa da SigmaCar. “É algo em que apostamos muito e queremos apostar cada vez mais. Temos de acompanhar a evolução do mercado, se não, corremos o risco de morrer. Por exemplo, há uns anos, quem não acompanhou a parte da saída do carburador para a injeção, morreu. E hoje em dia há outras coisas, como os elétricos, que vamos ter de acompanhar”. A Car Academy é uma das entidades preferidas pela SigmaCar para realizar ações de formação, entre outras entidades reconhecidas no mercado. O responsável da SigmaCar não descarta a hipótese de, no futuro, pertencer a uma rede oficinal, mas, para já, mantém-se independente e o seu objetivo nos próximos anos será o de passar a SigmaCar para um espaço de maiores dimensões, para acompanhar o crescimento da empresa.
Ficha da Oficina
NOME: SigmaCar
FUNDAÇÃO: 2022
GERENTES: Ricardo Durão
MORADA: R. Cidade da Praia 166, 2870-806 Montijo
SITE: www.facebook.com/SigmacarPT
EMAIL: geral@sigmacar.pt
REDE OFICINAL: Não
PRINCIPAIS FORNECEDORES:
Leirilis, Sofrapa, Turbomax, Auto Torre da Marinha, MF Pinto, MCoutinho
PRINCIPAIS MARCAS DE PEÇAS: Bosch, SKF, INA, Sachs
NÚMERO DE BAIAS DE SERVIÇO: 3
NÚMERO DE EMPREGADOS: 3
PRINCIPAIS SERVIÇOS: Revisões, manutenções gerais, diagnóstico, reparação de motores e caixas de velocidades, colisão, pneus, ar condicionado.
LEMA: O sentido da nossa empresa são os clientes









