Como é tradição, a MANN+HUMMEL Ibérica voltou a organizar uma conferência de imprensa na Motortec, onde o tema da sustentabilidade esteve em destaque. As marcas MANN-FILTER, MANN+HUMMEL, WIX FILTERS e FILTRON estiveram em destaque.
Mais um ano, no âmbito da MOTORTEC, Ricardo Peris, diretor Comercial da MANN+HUMMEL Ibérica, partilhou com os meios de comunicação uma análise sobre a evolução do setor nos últimos anos, os marcos da empresa durante este período e algumas das novidades em sistemas de filtragem desenvolvidos pelo gigante alemão.
Durante o encontro, Antonio Martínez, responsável Técnico, e Irene Pardo, responsável de Marketing da MANN+HUMMEL Ibérica, aprofundaram alguns dos principais desenvolvimentos da empresa orientados para a sustentabilidade, bem como a celebração do 60.º aniversário da fábrica de Saragoça.
“Desde a última edição da MOTORTEC, marcada pela pandemia, o setor continuou a enfrentar crises, como a escassez de microchips e semicondutores ou a recente guerra de tarifas”, analisou Ricardo Peris, diretor Comercial da MANN+HUMMEL Ibérica, acrescentando que, perante estes contextos, “as empresas devem implementar estratégias de adaptação e utilizar a inovação como alavanca”.
Neste cenário, Peris assegurou que a MOTORTEC constitui o melhor palco para, em conjunto, “trabalharmos unidos por um futuro — incerto, sim, mas um futuro no qual a MANN+HUMMEL estará sempre ao lado das oficinas, dos fornecedores e dos fabricantes”, sublinhou.
I&D+i orientada para a sustentabilidade
Antonio Martínez, responsável Técnico da MANN+HUMMEL Ibérica, aprofundou no encontro alguns dos mais recentes lançamentos da empresa, muitos deles orientados para a sustentabilidade ambiental.
“Exemplo disso é a nossa gama de filtros sustentáveis, uma seleção de filtros impregnados com lignina, subproduto proveniente da madeira que pode ser utilizado como alternativa natural às resinas fenólicas de origem fóssil, reduzindo o impacto ambiental de cada filtro e a sua pegada de carbono”, destacou, referindo que muitos dos produtos apresentados na MOTORTEC se destinam também a soluções de propulsão mais amigas do ambiente, como os veículos elétricos e a hidrogénio.
Na sua intervenção, Martínez salientou ainda um importante desenvolvimento para veículos industriais: os cartuchos secadores. “Os filtros secadores desempenham um papel crucial na proteção dos componentes e na segurança do veículo industrial, pois mantêm o sistema pneumático — que aciona, entre outras funções, os travões — livre de partículas, humidade e óleo”, sublinhou.
Seis décadas em Saragoça
Para concluir, Irene Pardo, responsável de Marketing da MANN+HUMMEL Ibérica, começou por destacar o “carinho especial” que sente por esta 16.ª edição da MOTORTEC, uma vez que “marca o arranque das comemorações do 60.º aniversário da nossa fábrica de Saragoça”.
Depois de um breve percurso pela história da unidade aragonesa, Pardo partilhou o seu balanço sobre o percurso da fábrica: “Desde os seus modestos começos, a empresa cresceu e evoluiu, adaptando-se às mudanças do mercado e apostando sempre na qualidade e na inovação”. Destacou ainda o mais recente reconhecimento, recordando que em 2023 a casa-mãe alemã designou a unidade de Saragoça para a produção exclusiva, na Europa, dos seus sistemas de ventilação para baterias de veículos elétricos (venting units). “Esta distinção deveu-se a fatores como a capacidade e experiência da equipa, bem como à localização estratégica da fábrica, equipada com as mais recentes tecnologias de produção”, realçou.









