A Delphi conquistou dois prémios na edição atual dos Prémios Galeria de Inovação, na Motortec, pelo seu sistema de injeção de hidrogénio.
As distinções foram entregues à Delphi no passado dia 23 de abril, nos recintos da Ifema Madrid, durante a realização da Motortec 2025, tendo sido reconhecida pelo seu sistema de injeção direta na categoria de Soluções e Tecnologias de Mobilidade Sustentável e Economia Circular, e ainda com o Prémio Especial para a Melhor Inovação para Veículo Industrial pelo seu sistema de injeção indireta de hidrogénio.
Para atribuir estes galardões, o júri dos prémios — composto por oito especialistas do setor — avaliou, de acordo com os critérios definidos no regulamento, quatro aspetos essenciais: grau de inovação, funcionalidade, design e sustentabilidade.
“Estamos muito orgulhosos por estas duas distinções atribuídas a um dos nossos produtos. Apesar da longa história da Delphi, é sempre uma enorme satisfação ver reconhecido o esforço inovador que colocamos em tudo o que fazemos e que nos define enquanto empresa. Somos pioneiros na indústria, com inúmeros produtos que colocamos no mercado com a confiança na sua qualidade comprovada, nas suas capacidades e, mais do que nunca, na sua sustentabilidade. Aproveito ainda para agradecer às nossas equipas de I&D pelo trabalho constante na criação de soluções cada vez mais avançadas e que respondem às novas exigências do mercado, bem como aos membros do júri pela valorização da nossa proposta. Da nossa parte, só podemos prometer continuar a procurar a excelência”, referiu David Zapata, Country Director Espanha e Portugal da Delphi.
Os Prémios Galeria de Inovação, organizados pela Motortec e pela Sernauto, visam valorizar o caráter inovador e diferenciador dos produtos e serviços apresentados em cada edição da feira. Estes prémios, atualmente na sua 12ª edição, têm como objetivo incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor, destacando os avanços mais relevantes e reconhecendo o investimento das empresas em investigação, desenvolvimento e inovação.
Substituir os sistemas de injeção de combustíveis fósseis
O sistema de injeção de hidrogénio é um componente crucial para a propulsão a hidrogénio, dado que este gás possui uma densidade substancialmente inferior ao gasóleo ou à gasolina. A Delphi disponibiliza soluções para aplicações de baixa, média e alta pressão.
O sistema distinguido nos Prémios Galeria de Inovação foi desenvolvido para substituir os sistemas atuais de injeção de combustível fóssil. Inclui uma rampa (rail) e injetores que libertam o hidrogénio diretamente para a câmara de combustão. Estes injetores podem ser de injeção direta ou indireta e operam numa faixa de pressão entre 15 e 300 bar.
Oferta em expansão
A gama de produtos da Delphi inclui injetores de hidrogénio de baixa pressão para configurações de injeção no coletor de admissão (PFI). Para aplicações de injeção direta de hidrogénio de média pressão, a marca dispõe do injeção DI-CHG, desenvolvido para responder às exigências de grupos motopropulsores que requerem elevado caudal, mistura otimizada, design flexível e sistemas de controlo avançados.
O DI-CHG10 é compatível com os atuais injetores GDi de ponta de 7,5 mm, adequado para potências até 60 kW/cilindro. Já o DI-CHG15, com 9,8 mm de ponta, amplia a potência até 90 kW/cilindro, ideal para aplicações em veículos industriais pesados.
Os injetores foram projetados para assegurar grandes seções de fluxo e uma vedação eficaz. Os materiais específicos utilizados garantem a durabilidade dos componentes e ajudam a evitar o fenómeno de fragilização por hidrogénio. Os sistemas incluem ainda um controlador e software que permitem atualizar componentes como a sobrealimentação, EGR, injeção de água, ignição e a deteção de detonações.
Graças a um forte investimento em investigação, a Delphi detém a capacidade de especificação, integração e calibração de sistemas para projetos completos de propulsão a hidrogénio. A empresa continuará a desenvolver soluções de injeção de combustível que respondam às exigências das normativas de emissões atuais e futuras da indústria automóvel.









