A MANN+HUMMEL desenvolveu um novo filtro de ar para veículos pesados para a sua marca premium MANN-FILTER. No mercado independente de pós-venda, o filtro está disponível como equipamento original com a referência C 29 046 para os veículos pesados DAF das séries XD, XF II e XG.
Com um design patenteado, este filtro destaca-se pela facilidade de manutenção e instalação. “Com uma forma invulgar que chama a atenção à primeira vista, implementámos várias soluções para facilitar a correta montagem do cartucho na caixa. Por um lado, uma abertura em cunha desde o fole até à tampa, juntamente com uma guia no tubo central, asseguram a instalação e fixação corretas. O resultado: facilidade de manuseamento e máxima segurança”, explicam a partir da empresa.
Vedação garantida graças a um contorno de vedação especial
Para uma vedação especialmente fiável entre a zona suja e a zona limpa do filtro de ar, o C 29 046 incorpora uma junta com dois lábios de vedação em espuma de poliuretano, particularmente resistente à temperatura e ao rasgo. Este design adapta-se com precisão à caixa, vedando em vários pontos e garantindo um encaixe perfeito.
A MANN+HUMMEL obteve várias patentes a nível mundial por estas soluções: a junta com dois lábios de vedação, a abertura dos foles em cunha e a guia no tubo central. “Adicionalmente, contamos com mais de 4.700 pedidos de patente, patentes e modelos de utilidade baseados nas inovações de mais de 1.200 investigadores e engenheiros em todo o mundo”, acrescentam.
Filtração fiável mesmo das partículas mais pequenas
Graças à tecnologia de nanofibras, este inovador filtro de ar alcança uma taxa de separação de partículas de 99,98% com pó de ensaio certificado ISO e uma capacidade de acumulação de sujidade até 2,3 quilogramas. As fibras utilizadas têm um diâmetro inferior a um micrómetro (µm) e filtram praticamente por completo até as partículas mais minúsculas do ar de admissão — partículas até 500 vezes mais finas que um fio de cabelo humano. Isto garante a fiabilidade funcional e a proteção durante todo o intervalo de manutenção.
Além disso, o MANN-FILTER C 29 046 está equipado com um fio especial de fibras de poliéster que envolve todo o cartucho, estabilizando de forma uniforme a distância entre os foles do filtro ao longo de toda a sua altura e protegendo-o durante a sua manipulação. “Desta forma, conseguimos uma resistência ao fluxo significativamente inferior e, consequentemente, uma menor perda de pressão. Isto, por sua vez, otimiza o desempenho do filtro e contribui para a poupança de combustível”, explicam na MANN+HUMMEL Ibérica.
O novo filtro de ar MANN-FILTER possui ainda uma impregnação hidrorrepelente e ignífuga, que reduz eficazmente o risco de incêndio no filtro de ar do compartimento do motor durante todo o intervalo de manutenção. Isto não só proporciona maior proteção ao veículo e à carga, mas, sobretudo, ao condutor e aos restantes utentes da estrada.
A filtragem fiável e segura é essencial para o funcionamento estável e eficiente de um veículo, especialmente de um veículo comercial. Neste sentido, a MANN+HUMMEL sublinha que “para manter o desempenho de um filtro, recomendamos respeitar os intervalos de manutenção especificados pelo fabricante do veículo, pois, com o tempo, o meio filtrante fica obstruído devido ao acumular de partículas. Apenas um filtro substituído atempadamente poderá continuar a realizar a sua meticulosa tarefa de limpeza de forma perfeita”.









