A RACTRONICOS lançou uma nova solução para os problemas na Transmission Control Unit (TCU) da transmissão DSG 7 DQ381. Esta caixa automática de sete velocidades com embraiagem dupla húmida tem sido amplamente utilizada desde 2017 em modelos do Grupo Volkswagen.
As avarias associadas aos códigos de erro P173500 e P173600 causam frequentemente problemas no comportamento da engrenagem. A RACTRONICOS desenvolveu uma solução de revisão específica para este componente eletrónico complexo.
Problemas frequentes na TCU DQ381
A transmissão DQ381 foi concebida para veículos com motor montado transversalmente e é utilizada em modelos da Volkswagen, Audi, Škoda, SEAT e Cupra. A TCU integrada na unidade mecatrónica controla os momentos de engrenagem e a atuação das embraiagens. É precisamente nesta área que surgem frequentemente avarias, com os seguintes códigos de erro:
- P173500 – Sensor de Posição da Embraiagem 1: Avaria Elétrica
- P173600 – Sensor de Posição da Embraiagem 2: Avaria Elétrica
Estes erros indicam problemas elétricos nos sensores de posição das embraiagens. As consequências são evidentes: solavancos ao iniciar a marcha, perda de força de tração, engrenagem irregular ou bloqueio numa única mudança. Em alguns casos, o veículo entra em modo de emergência, com acesso limitado às velocidades.
Reparação sustentável
A RACTRONICOS desenvolveu um processo de revisão especificamente orientado para a recuperação da TCU da transmissão DQ381. Com vasta experiência na revisão de mecatrónicas de gerações anteriores da DSG (como a DQ200 e DQ250), os componentes defeituosos são substituídos com precisão e os pontos críticos são reforçados preventivamente. A TCU é depois submetida a testes rigorosos em condições realistas. Graças a bancadas de ensaio avançadas que simulam o funcionamento da transmissão, a unidade revista volta a operar com fiabilidade total.
Disponível de imediato para profissionais
Com a inclusão da TCU DSG DQ381 no seu catálogo de revisão, a RACTRONICOS responde à crescente procura por soluções para problemas eletrónicos complexos de transmissão. A revisão, em vez da substituição, reduz os custos para o utilizador final e evita desperdícios. Esta solução está disponível de imediato para oficinas e concessionários que pretendem colocar veículos imobilizados de volta à estrada de forma eficiente.









