Ver todas

Back

Casas de pneus mantêm papel de liderança nas decisões de compra de pneus por parte dos consumidores

11 Agosto, 2025

Os retalhistas e instaladores de pneus em toda a Europa desempenham um papel fundamental na orientação das decisões de compra dos consumidores quando estes têm de escolher pneus de substituição, de acordo com uma nova pesquisa encomendada pela Apollo Tyres Ltd.

Quando questionados sobre “qual é a fonte de informação mais importante ao escolher uma marca de pneus de substituição?”, quase um terço dos proprietários de automóveis (30%) referiu “recomendação de um instalador/retalhista de pneus”.

Este valor está significativamente à frente das seguintes fontes mais influentes: “avaliações online de especialistas independentes, incluindo publicações e sites especializados em automóveis” (18%), “recomendação do fabricante do automóvel / substituição direta do que estava anteriormente montado” (17%) e “avaliações online de clientes” (11%).

O inquérito identificou que a confiança nas recomendações de instaladores e retalhistas é mais elevada entre pessoas com 65 ou mais anos (45%) e mais baixa entre as que têm entre 18 e 24 anos (18%). Os proprietários mais jovens têm maior probabilidade, em comparação com outras faixas etárias, de procurar orientação em “avaliações online de especialistas independentes”.

O estudo analisou também os fatores que os consumidores mais valorizam quando procuram pneus de substituição online. No topo da lista estão “poupar dinheiro” e “o pneu mais seguro” (ambos mencionados por 26%), seguidos por “o pneu com melhor desempenho” (19%), “o pneu mais eficiente” (16%) e “o pneu mais confortável em termos de qualidade de condução e ruído” (13%). As considerações financeiras são a maior prioridade para pessoas entre os 35 e os 44 anos (28%) e menos relevantes para os que têm entre 18 e 24 anos (21%).

Yves Pouliquen, Vice-Presidente Comercial EMEA da Apollo Tyres Ltd., comentou: “Embora muitos proprietários de automóveis iniciem a sua pesquisa sobre pneus de substituição online, é claro que os instaladores e retalhistas continuam a desempenhar um papel fundamental na decisão final de compra. Continuaremos a explorar novas formas de apoiar os clientes em toda a Europa, à medida que expandimos ainda mais o nosso portefólio de produtos nos próximos anos.”

A Apollo Tyres tem investido fortemente na investigação e desenvolvimento de pneus Vredestein, criando uma gama abrangente de produtos premium adequados a todos os tipos de veículos, desde citadinos compactos a carros desportivos de alta performance e SUVs.

PALAVRAS-CHAVE