A Tenneco apresentou uma tecnologia de travagem de baixas emissões que está a ajudar os construtores automóveis e fornecedores de primeiro nível (Tier One) a preparar-se para cumprir as futuras normas de emissões de travagem Euro 7 e China 7.
Resultado de um programa intensivo de desenvolvimento que envolveu a rede global de laboratórios de investigação em fricção da empresa, capacidades avançadas de ensaio e equipas de peritos inovadores, a tecnologia Low Emission Brake da Tenneco cumpre as restrições Euro 7 e as previstas na China 7 relativamente às emissões de partículas (PM10/PM2,5) provenientes dos travões dos veículos. Além disso, esta nova tecnologia permite à Tenneco utilizar uma variedade de materiais renováveis e reciclados, reduzindo também as emissões de CO2 associadas à produção de pastilhas de travão.
A norma Euro 7 para veículos ligeiros, que entrará em vigor em 2026, é a primeira a impor limites às emissões de partículas dos travões. Define um máximo de 3 mg/km de emissões de PM10 para veículos elétricos a bateria (PEV) e 7 mg/km para outras motorizações, como híbridos e veículos ligeiros com motor de combustão interna. No caso dos pesados, classificados como N1 Classe III, os limites são de 5 mg/km para PEV e 11 mg/km para outras motorizações. A norma de emissões China 7, cuja versão final é esperada até ao final de 2025, deverá impor restrições semelhantes, mas com foco nas partículas PM2,5.
“A preparação para as normas Euro 7 e China 7 exigiu uma mudança de paradigma em praticamente todas as áreas do desenvolvimento e fabrico de pastilhas e discos de travão, bem como investimentos significativos em recursos de investigação, desenvolvimento e testes de nova geração”, afirmou Holger Schlauss, Vice-Presidente de Engenharia Global da Tenneco OE Braking. “A nossa equipa global conseguiu aproveitar a nossa experiência única em ciência dos materiais, análises químicas e físicas e ferramentas de análise avançada para responder a estes novos requisitos em nome dos construtores e fornecedores de primeiro nível.”
A tecnologia Low Emission Brake da Tenneco já foi selecionada para utilização em vários futuros modelos de veículos de passageiros de dois grandes construtores europeus. Esta nova solução recorre a uma combinação de materiais naturais com propriedades mecânicas excecionais, minerais naturais e matérias-primas recicladas, permitindo reduzir significativamente as emissões de partículas e, ao mesmo tempo, responder às exigências específicas de travagem de cada modelo. Os engenheiros da Tenneco trabalham em estreita colaboração com construtores e fornecedores Tier One no desenvolvimento e aplicação de pastilhas de travão eficazes e económicas, que reduzem ainda mais as emissões de PM10 em discos de ferro fundido cinzento padrão ou revestidos.
“Um dos principais benefícios destas novas tecnologias, para além da redução das emissões de partículas, será o desempenho e a durabilidade excecionais do sistema de travagem”, acrescentou Holger. “De facto, para alguns consumidores, uma pastilha Low Emission Brake poderá durar quase toda a vida útil do veículo.”
A divisão global OE Braking da Tenneco tem-se concentrado em impulsionar a inovação nos sistemas de travagem, tanto através dos seus vastos recursos internos como em parceria com outros fornecedores líderes, clientes e grupos de trabalho apoiados por governos. Desde 2017, a empresa é membro do Programa de Medição de Partículas do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, que define processos e normas para medir emissões de partículas, tendo participado com sucesso em estudos interlaboratoriais (ILS) realizados pelo grupo.
Preparada para a norma China 7
À medida que a tecnologia Low Emission Brake da Tenneco se afirma entre os principais construtores europeus e fornecedores Tier One, a empresa está a colaborar com fabricantes de veículos para preparar a implementação da norma China 7. A Tenneco fornece pastilhas de travão e outros produtos à maioria dos fabricantes chineses de veículos ligeiros e comerciais, incluindo Chery-Huawei, GAC Motor, Geely, FAW, Great Wall Motor, JAC-Huawei, SAIC Motor e XPeng Motors.
“À medida que os fabricantes chineses finalizam os planos para os modelos de 2026 e seguintes, estamos totalmente preparados para responder à procura de pastilhas Low Emission Brake ajustadas a cada modelo”, disse Marco Frecchio, Diretor Sénior de Desenvolvimento de Negócio e Cadeia de Abastecimento da Tenneco OE Braking.
Em preparação para a China 7, a Tenneco aumentou significativamente as suas capacidades de desenvolvimento e ensaio, através de investimentos em dinamómetros de emissões de última geração e ferramentas que cobrem as fases iniciais do processo de desenvolvimento. Isto permite acelerar a validação de conceitos, otimizar a viabilidade dos materiais e reduzir riscos. A empresa recorre ainda à inteligência artificial e ao machine learning, em conjunto com ferramentas de simulação virtual, para prever de forma mais rápida e precisa a influência de composições e processos específicos nas emissões dos travões e em outros parâmetros críticos de desempenho.
A tecnologia de pastilhas de travão da Tenneco também aumenta significativamente a sustentabilidade da produção, através da utilização de materiais e energia renováveis. Um dos exemplos é a utilização de materiais reciclados e minerais naturais, que permite reduzir as emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com a produção em 15 a 35%. Os engenheiros da Tenneco estão ainda a validar tecnologias de fabrico inovadoras que irão reduzir ainda mais o consumo de energia e as emissões de CO2.









