A Bosch realizou hoje uma conferência de imprensa, no âmbito da sua presença na IAA Mobility 2025, que decorre esta semana em Munique, onde apresenta tecnologias e soluções com que está a ajudar a moldar a mobilidade orientada por software.
Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch, e Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente da Bosch Mobility, partilharam informações sobre a estratégia da Bosch e sobre a evolução atual do negócio. Indicaram que a Bosch está a solidifcar a sua posição como catalisador da mobilidade definida por software, através de uma estratégia sob a qual o automóvel é mais um computador pessoal do que um veículo tradicional.
O foco principal da Bosch é a personalização, com soluções inteligentes que adaptam intuitivamente modos de condução e sistemas de infotainment, o que transforma o veículo num assistente individualizado.
As principais inovações apresentadas pela Bosch incluem:
– Gestão de movimento do veículo: Um software central que coordena travagem, motor, chassis e direção, por forma a permitir uma condução mais ágil e suave. Já é utilizado por vários fabricantes na Europa, China e Japão;
– Sistemas “By-wire”: Para travagem e direção, estas tecnologias substituem as ligações mecânicas por software, garantindo respostas rápidas, menor peso e maior versatilidade. Essenciais para a condução automatizada, a Bosch prevê receitas de mais de sete mil milhões de euros até 2032 nestas áreas;
– Plataformas de integração e computadores de alto desempenho: A Bosch oferece sistemas ADAScom hardware e software flexíveis. Os novos veículos terão um número pequeno de computadores de alto desempenho, em vez de dezenas de unidades de controlo, impulsionando o negócio da Bosch, que cresce acima dos 5% anualmente. Plataformas que integram múltiplas funções, ADAS e cockpit, numa única unidade otimizam espaço, custo e energia. A empresa explica que o AI Cockpit, desenvolvido para a SAIC GM na China, permite uma comunicação natural entre condutor e veículo.
Os responsáveis da Bosch explicaram que a estratégia da empresa combina expertise em hardware e software, com uma reorganização interna para ser mais ágil. A aposta em arquiteturas centrais e modulares é clara, e as parcerias estratégicas, tais como com a WeRide, a Horizon Robotics, na China e a Cariad, na Europa, são fundamentais para acelerar o desenvolvimento da condução assistida e automatizada. A empresa explicou também que a presença global com expertise local, especialmente num mercado como a China, permite adaptar as soluções às necessidades de cada região.
Relativamente à propulsão, embora a eletrificação a bateria seja dominante, a Bosch acredita no papel de híbridos de alto desempenho e “range extenders”, onde o motor de combustão carrega a bateria. A empresa defende ajustes regulatórios na Europa para que estas soluções e combustíveis sintéticos renováveis sejam viáveis pós-2035, e destacou o seu “Digital Fuel Twin” para verificar a origem de combustíveis renováveis.









