A Euromaster alerta para problemas causados pela perda de pressão nos pneus de camiões, e reforça a importância do sistema de monitorização TPMS para garantir segurança e reduzir custos.
A marca indica que cerca de 30% das avarias em veículos pesados na Europa são causadas por problemas nos pneus, sendo que 90% destes casos resultam de perda de pressão.
Desde julho de 2024, todos os veículos pesados recém-fabricados na Europa, incluindo semirreboques, são obrigados a estar equipados com o sistema TPMS, Tire Pressure Monitoring System, conforme a norma europeia UN ECE R-141. A Euromaster lembra que este sistema permite monitorizar continuamente a pressão dos pneus e alertar o condutor sempre que esta desce 20% abaixo do valor recomendado pelo fabricante, equivalente a cerca de 0,2 bar.
A Euromaster indica ainda que é estimado que a pressão incorreta dos pneus contribua para cerca de 40% dos custos operacionais de uma empresa de transporte, incluindo consumo de combustível e substituição de pneus. A marca recomenda que transportadoras e motoristas sigam um programa regular de manutenção, com especial atenção aos pneus e ao TPMS, prevenindo assim avarias e garantindo maior segurança e eficiência na estrada.









