Depois de mais de cinco anos de investigação e desenvolvimento, a Brembo anunciou a produção de pinças de travão de equipamento original utilizando uma liga de alumínio 100% reciclado.
A Brembo indica que este avanço permite reduzir as emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida do componente em 70%, sem comprometer o desempenho nem o design.
O projeto, iniciado em 2020, teve como objetivo melhorar o perfil ambiental dos processos de fabrico da empresa. A avaliação completa do ciclo de produção identificou áreas-chave com maior potencial de melhoria. O alumínio foi escolhido por ser infinitamente reciclável sem perda de qualidade, oferecendo uma redução significativa do impacto ambiental.
Após uma pesquisa global de ligas alternativas que garantissem a mesma performance mecânica e capacidade de fundição, a Brembo selecionou uma liga totalmente reciclada. A implementação exigiu uma reavaliação completa do produto e uma atualização do processo de fabrico, garantindo a qualidade e o desempenho em todas as fábricas da marca.
O novo material já está a ser fornecido a um dos principais clientes da Brembo, sendo a transição gradual implementada em todos os mercados. As pinças produzidas com a liga reciclada apresentam o logótipo ALU, registado pela empresa, distinguindo visualmente os componentes upcycled.
Daniele Schillaci, CEO da Brembo, sublinha: “A adoção de alumínio reciclado na produção das nossas icónicas pinças de travão reflete o compromisso contínuo da Brembo com a inovação sustentável. Esta solução mantém os mais elevados padrões de desempenho e responsabilidade ambiental, contribuindo para um futuro com produtos mais inteligentes, seguros e sustentáveis”.









