A nova versão do ERP Atena traz uma reformulação tecnológica profunda, focada na migração para a cloud, na automatização de processos e em novas funcionalidades para aumentar a produtividade nos centros de abate.
Artigo publicado na edição de agosto de 2025 da Revista Pós-Venda
Presente no setor dos centros de abate desde 2009, o ERP Atena é um sistema de gestão integrado, para centros de abate de automóvel, criado para facilitar o controlo e a organização dos processos específicos desta área de negócio, como a receção, despoluição, desmontagem, armazenamento e venda de peças usadas.
Recentemente, o software foi melhorado, e uma das principais novidades é a possibilidade de utilização na cloud. “Sentimos necessidade de fazer uma reformulação da solução, não só para tirarmos partido das tecnologias mais recentes, mas também para tornar a ferramenta mais user friendly e funcional”, explica Daniel Dias, CEO no Grupo MK, que desenvolve este software. “Além da modernização tecnológica, a nova versão responde ao crescimento do setor e à crescente valorização da reutilização de peças”.
Cloud
A mudança para uma solução na cloud teve como objetivo melhorar a experiência do utilizador, pois o software deixa de estar instalado localmente na rede do cliente e passa a estar acessível a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet. “Basta escrever atena.pt, fazer login e está dentro do ecossistema”, explica Daniel Dias, que adianta que esta alteração se traduz em várias vantagens práticas: atualizações e suporte centralizados, maior desempenho e rapidez de utilização, backups automáticos, segurança reforçada e independência da infraestrutura local do cliente. Além disso, a aplicação móvel foi também redesenhada e agora funciona em sistemas Android e iOS, como forma de tornar o processo de catalogação mais ágil e intuitivo.
VIN-OE e compatibilidades
Um dos maiores avanços desta nova versão do Atena é a funcionalidade de invocação do VIN-OE, Vehicle Identification Number – Original Equipment, que permite o preenchimento automático de referências técnicas das peças durante o processo de desmontagem. “No passado, o operador tinha de ver a referência na peça e digitalizá-la manualmente. Agora, essa informação surge pré-preenchida, o que acelera o processo e evita erros”, avança Daniel Dias. “A integração com algoritmos de compatibilidades acrescenta ainda mais valor. O sistema diz se aquela peça é compatível com outras viaturas ou tem outras referências válidas. Isto permite vender mais peças, que antes ficavam paradas por falta dessa correspondência”. Este cruzamento automático de dados tem como objetivo reduzir erros de digitação. “Este tipo de erros podiam inviabilizar vendas. O operador perde cinco minutos a fazer tudo e depois uma peça nunca mais é vendida porque a referência está errada”, acrescenta o responsável.
Automatização
Outro destaque da nova versão do Atena é o novo módulo de encomendas, que agrega num único espaço todas as vendas provenientes de diferentes marketplaces, como a B-Parts ou a Recambio Fácil. “Antes, o cliente tinha de ir ao backoffice de cada canal, copiar dados e gerar faturas manualmente. Agora, tudo isso é feito de forma automática, dentro do Atena”, afirma Daniel Dias. O módulo cria automaticamente o cliente com base na encomenda, gera a fatura com um clique, faz o upload da fatura para o marketplace e recebe as etiquetas de envio. Para além de poupar tempo, reduz drasticamente os erros humanos. “Antes, bastava haver a troca de duas guias de transporte e já havia problemas com as encomendas. Agora, tudo é automático e centralizado. O tratamento da encomenda é sempre igual, independentemente do canal de venda proveniente. Isto cria um workflow muito mais eficaz e seguro”, adianta ainda o responsável por este software.
O novo módulo resolve também um dos problemas mais recorrentes para quem vende em vários canais: as encomendas duplicadas. Anteriormente, uma peça comprada num marketplace podia continuar visível e disponível nos restantes até ser faturada, o que, em alguns casos, levava a encomendas duplicadas feitas por clientes diferentes. Com esta mudança, assim que a encomenda entra, o stock é automaticamente atualizado e a peça é retirada dos outros canais. “Tudo isto traz mais organização e mais redução de erros”, sublinha Daniel Dias.
Integração
Daniel Dias explicou à PÓS-VENDA também que a lógica da nova versão do ERP Atena é proporcionar uma solução 360º para os centros de abate, pois a ferramenta cobre todas as fases do processo, desde a entrada da viatura, cancelamento da matrícula e gestão de resíduos, até à catalogação, venda e faturação das peças. “Esta abordagem integrada evita falhas e elimina a necessidade de múltiplos softwares. O cliente abre o Atena de manhã e fecha ao fim do dia. Não precisa de sair da plataforma para nada”. Além disso, toda a gestão comercial está integrada e certificada pela Autoridade Tributária, o que permite aos clientes automatizarem processos e evitarem discrepâncias de stock.
Rentabilidade
Uma funcionalidade particularmente valorizada pelos clientes, de acordo com Daniel Dias, é a capacidade de calcular a rentabilidade de cada viatura desmantelada. O utilizador introduz os custos de aquisição, transporte, impostos e o sistema acompanha as vendas de peças, calculando se a viatura já foi amortizada. “Isto é importantíssimo. Se uma viatura teve os seus componentes vendidos rapidamente, o cliente sabe que deve comprar outras viaturas idênticas. Por outro lado, se o veículo está há muito tempo e a venda das peças ainda não cobriu os custos de compra do mesmo, pode ser necessário um ajuste de preços. Esta funcionalidade dá aos centros de abate dados concretos para decisões de compra mais informadas”, refere.
Principais características do ERP Atena:
➢ Disponível em cloud: acesso remoto, uso em qualquer dispositivo e gestão centralizada, com backups e desempenho assegurados;
➢ VIN-OE e compatibilidade: preenchimento automático de dados técnicos, referências e viaturas compatíveis;
➢ Módulo de encomendas: integração direta com marketplaces, reduzindo tempo administrativo e erros de faturação.
Novas funcionalidades
A equipa do Atena está a trabalhar em novas integrações com marketplaces europeus, para ampliar ainda mais o alcance das vendas dos clientes. Além disso, está prestes a ser lançado o módulo ambiental, que permite comunicar automaticamente as guias de resíduos e e-GARs para a APA. Embora ainda não revele todos os detalhes, Daniel Dias antecipa uma grande novidade até ao final do ano, ligada à automação e à inteligência artificial. “O objetivo é tornar o Atena cada vez mais autónomo, preditivo e um verdadeiro motor de apoio à decisão. Queremos acelerar ainda mais o processo de catalogação e usar os dados para apoiar a gestão. A equipa está a desenvolver funcionalidades que permitirão ao sistema identificar, por exemplo, peças que nunca rodam em stock e sugerir que deixem de ser introduzidas, por terem pouca ou nenhuma saída”. Parte destas funcionalidades estão ainda em fase de investigação e desenvolvimento, mas a ambição da empresa é clara: automatizar processos, reduzir ao máximo a intervenção humana em tarefas repetitivas e transformar o ERP numa ferramenta de gestão proativa. “Estamos a preparar o Atena para dar o próximo salto tecnológico, o de pensar com o utilizador e apoiar as suas decisões”, conclui Daniel Dias.
Testes no terreno
Durante o desenvolvimento da nova versão, a equipa do Atena esteve no terreno, junto dos clientes, com o intuito de otimizar cada interação com o sistema. “Um dos nossos objetivos contínuos passa por acelerar o processo de catalogação. Fomos ao terreno, para identificar onde era possível poupar segundos em cada peça, porque são milhares a entrar no sistema. Se conseguirmos ganhar um minuto por peça digitalizada, isso traduz-se em muito mais peças no final do dia”, destaca Daniel Dias. “O resultado é um software feito à medida do setor, que reduz tarefas repetitivas, aumenta a precisão dos dados e melhora a eficiência operacional”.









