A marca que a Astemo oferece ao aftermarket é a Tokico. Assim o explicou à PÓS-VENDA Nils Harries, que analisou também o mercado de amortecedores em Portugal.
“Oferecemos principalmente amortecedores e struts (colunas de suspensão)”, indica Nils Harries, que adianta ainda que a empresa irá lançar, em breve, novos amortecedores para o Honda Civic XI e HR-V (RV).
Quais os desafios colocados em termos tecnológicos para os amortecedores, sobretudo para os novos veículos elétricos?
Os veículos elétricos são mais pesados do que os veículos com motor de combustão interna. Por isso, a suspensão tem de ser mais robusta, para evitar que a vida útil dos amortecedores seja reduzida.
Que tipo de apoio técnico / formação disponibilizam às oficinas?
Atualmente, estamos a planear a realização de workshops com o nosso formador técnico.
Como caracterizam o atual estado do mercado de amortecedores em Portugal? Quais os principais desafios e oportunidades?
Estamos a tentar aumentar a nossa quota de mercado em toda a Europa, incluindo naturalmente Portugal. As principais oportunidades estão no aumento do peso dos veículos, o que acelera o desgaste dos amortecedores, prevendose, assim, uma maior procura no futuro. Os principais desafios são comuns a outros grupos de produtos: forte concorrência e o aumento de fornecedores chineses a entrar no mercado independente.
Qual a cobertura atual do parque circulante das vossas gamas de amortecedores?
Atualmente, a nossa gama inclui mais de 1200 referências, cobrindo quase 4000 modelos de veículos. Um em cada cinco carros novos vem equipado com amortecedores de origem fabricados pela Hitachi Astemo.









