A Michelin acaba de lançar a sua nova geração de pneus para camiões, os Michelin X Multi Z2 e D2 em 19,5 polegadas, desenvolvidos para responder aos desafios do transporte regional e urbano
De acodo com a Michelin, os pneus combinam controlo de custos, segurança e durabilidade. A marca indica ainda que são destinados a eixos direcional e motriz, e que oferecem elevada quilometragem, excelente travagem e grande versatilidade, independentemente do tipo de estrada ou das condições climatéricas. A gama está disponível nas medidas 285/70R19,5 (desde 1 de junho de 2025) e 245/70R19,5 e 265/70R19,5 (desde 1 de setembro de 2025), homologada para a maioria dos mercados mundiais.
Comparativamente à geração anterior, os novos Michelin X MULTI Z2 e D2 oferecem até mais 30% de quilometragem no eixo direcional e até mais 15% no eixo motriz. Num teste interno supervisionado pela DEKRA, os pneus demonstraram uma distância de travagem até 8 metros mais curta sobre piso molhado (41,36 m contra 49,29 m).
Certificados com a marcação 3PMSF, garantem performance constante durante todo o ano, enquanto a tecnologia Duracoil assegura maior robustez e capacidade de recauchutagem.
Com classificação C em resistência ao rolamento, permitem reduzir até 1 tonelada de CO₂ anualmente. Além disso, são compatíveis com veículos elétricos, graças aos índices de carga reforçados, capazes de suportar o peso adicional das baterias.
Os novos Michelin X Multi Z2 e D2 integram três tecnologias:
-
Duracoil – reforço em nylon de alta qualidade no talão, que protege a carcaça e prolonga a vida útil do pneu;
-
Powercoil – cabos de aço mais leves e resistentes, que aumentam a durabilidade e a capacidade de carga;
-
Regenion – desenho autorregenerável da banda de rolamento, produzido por impressão metálica 3D, que mantém a aderência e reduz o consumo de combustível.









