Os automóveis clássicos “modernos” estão a ganhar cada vez mais popularidade entre os condutores. Uma das principais razões é que, em comparação com os clássicos mais antigos, continuam a ser relativamente acessíveis. No entanto, esses preços atrativos podem revelar-se ilusórios se o proprietário de um desses modelos tiver de enfrentar uma reparação dispendiosa. Isto é particularmente verdade no caso de veículos tecnicamente avançados, como as várias versões do Mercedes-Benz Classe S.
Durante o seu período de produção (1998–2005), muitos destes modelos já vinham equipados com suspensões pneumáticas ou com o sistema ABC (Active Body Control). Quando atingem o fim da sua vida útil, é comum que as suspensões pneumáticas (Airmatic) apresentem fugas e danos no compressor. Embora estas reparações sejam tecnicamente possíveis, muitas vezes tornam-se inviáveis devido à escassa disponibilidade de peças originais. A situação é ainda mais crítica nos sistemas de suspensão ABC, concebidos para eliminar os movimentos de oscilação durante a aceleração, travagem ou curvas rápidas. Este complexo sistema eletro-hidráulico é propenso a perdas de óleo hidráulico e a falhas eletrónicas frequentes no controlo. Estes problemas afetam diretamente a segurança e podem levar à imobilização do veículo ou mesmo à sua retirada de circulação. Além do modelo W220, isto também se aplica ao coupé CL C215, que partilha a mesma plataforma e saiu de fábrica exclusivamente com suspensão ABC.
Classe S W220 e Classe CL C215: agora “classe aço” com R-Customs e BILSTEIN
Em cooperação com o Programa de Personalização BILSTEIN (KSW), a BILSTEIN e a R-Customs desenvolveram uma solução de reparação que se destaca pela sua excelente relação qualidade-preço: os componentes da suspensão pneumática ou ABC são substituídos por elementos mecânicos, ou seja, uma suspensão de aço.
A R-Customs oferece kits de conversão completos tanto para as versões Airmatic como para as versões ABC. Para além da suspensão completa BILSTEIN B12, especialmente ajustada aos modelos W220 e C215, a versão ABC inclui também estabilizadores mecânicos (braços de arrasto) e barras de ligação. Ambos os kits incorporam módulos de desativação para o sistema eletrónico de bordo.
Estes kits de conversão não só proporcionam uma alternativa de reparação duradoura e económica, como também trazem vantagens adicionais, especialmente relevantes para os entusiastas dos clássicos modernos. A conversão cumpre o padrão original dos modelos Classe S com suspensão de aço da época, transformando o veículo num modelo “original de aço”, que poderá obter matrícula histórica (placa H) no futuro, mantendo o conforto e o comportamento dinâmico característicos da Classe S dessa geração. Além disso, o certificado de peças permite a inscrição fácil na documentação do veículo.
A preservação do valor a longo prazo e o potencial de revenda estão igualmente assegurados, uma vez que são utilizados apenas componentes de qualidade OE (equipamento original), eliminando as onerosas reparações de suspensão no futuro.
A conversão dos modelos W220 e C215 para a nova “classe aço” já está disponível, e os kits de conversão podem ser encomendados diretamente à R-Customs através do seguinte link: https://r-customs.onepage.me/mercedes-abc.
Os modelos compatíveis incluem os Mercedes-Benz W220 nas versões S350, S420, S500, S550, S600 e S55 AMG, bem como os Mercedes-Benz C215 nas versões CL500, CL550, CL600 e CL55 AMG.
No caso da conversão Airmatic, o tempo de trabalho estimado é de aproximadamente quatro horas, mais a alinhagem das rodas, e implica a substituição das unidades pneumáticas pela suspensão completa BILSTEIN B12, juntamente com a ligação do módulo de desativação à unidade de controlo Airmatic, garantindo uma integração perfeita com o sistema eletrónico do veículo.
Quanto à conversão ABC, o tempo de trabalho aproximado situa-se entre nove e dez horas, mais a alinhagem das rodas, e inclui a remoção das linhas e unidades de válvulas ABC, a substituição da bomba servo-hidráulica, dos amortecedores e cilindros hidráulicos pela suspensão completa BILSTEIN B12. Também é realizada a ligação do módulo de desativação à unidade de controlo ABC e a instalação da linha de servo para a nova bomba sem tensões, assegurando um funcionamento otimizado e sem esforço do sistema.









