Com uma vasta gama de camisas de cilindro para pesados, a DT Spare Parts explica, em vídeo, através dos Parts Specialists, todos os detalhes técnicos associados a esta importante peça.
As camisas de cilindro são um componente fundamental na construção de motores. Ao contrário dos automóveis ligeiros, onde os orifícios dos cilindros são maquinados diretamente no bloco do motor, nos veículos pesados utilizam-se quase exclusivamente camisas de cilindro. A razão é simples: permitem reparações muito mais fáceis e são concebidas para suportar quilometragens elevadas e grandes cargas.
No novo vídeo PS Tips, o especialista de produto Niklas apresenta uma visão geral sobre a estrutura, as variantes e as características específicas das camisas de cilindro.
Além disso, o Partner Portal da Diesel Technic disponibiliza uma vasta seleção de camisas de cilindro e de outros componentes associados, como segmentos de pistão, anéis de retenção, anéis de vedação e kits completos de camisas de cilindro com pistões, incluindo segmentos e pernos de pistão.
A cobertura abrange, entre outras, as seguintes marcas: DAF, Ford, Isuzu, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Renault, Scania, Volvo e VW.
Existem mais de 300 camisas de cilindro e componentes associados disponíveis
A DT Spare Parts oferece vários tipos de camisas de cilindro. As camisas secas têm uma parede exterior lisa e são inseridas diretamente no bloco do motor, não estando em contacto direto com o líquido de refrigeração. Pelo contrário, as camisas húmidas possuem aletas de refrigeração na parede exterior, permitindo que o líquido refrigerante circule entre o bloco do motor e a própria camisa de cilindro, o que assegura uma melhor dissipação do calor.
Além disso, algumas camisas incluem um anel corta-fogo com um diâmetro ligeiramente inferior ao da superfície de trabalho. Este elemento tem a função de eliminar resíduos resultantes da combustão, como partículas de carbono, do pistão e encaminhá-los através da válvula de escape — uma solução prática para veículos sujeitos a elevadas cargas térmicas e mecânicas.
Retificação cruzada e medição precisa
Uma característica essencial de todas as camisas de cilindro é a retificação cruzada. “Esta estrutura superficial especial garante uma superfície de deslizamento uniforme e suave, sobre a qual os segmentos do pistão podem trabalhar de forma ideal”, explica Niklas. Ao mesmo tempo, a retificação cruzada assegura a formação de uma fina película lubrificante, permitindo o movimento fluido do pistão.
O ângulo da retificação cruzada é especificado pelo fabricante e deve ser cuidadosamente verificado durante as reparações na câmara de combustão e de compressão. Uma compressão insuficiente e um aumento do consumo de óleo são sinais de desgaste da superfície retificada. Caso seja necessário voltar a retificar, utilizam-se ferramentas especiais, seguidas de uma medição precisa da superfície interior do cilindro.
“Primeiro determina-se a medida de referência com um micrómetro; depois calibra-se o relógio comparador interno”, explica Niklas no PS Tip. Se o ponteiro do medidor se mover acima do 0 (que representa a medida de referência previamente ajustada), a superfície do cilindro é demasiado pequena; se se mantiver abaixo do 0, há sobremedida. Isto pode indicar sobrecarga térmica ou desgaste. Nesses casos, deve avaliar-se se é mais adequado recondicionar ou substituir a camisa.
Embalagem e armazenamento seguros
Para garantir que os produtos chegam sem danos nem corrosão, as camisas de cilindro são embaladas em várias fases: uma lubrificação básica da peça, papel anticorrosão, um saco plástico impermeável e uma caixa de cartão resistente asseguram a proteção ideal do produto.
A embalagem inclui ainda uma etiqueta de aviso, indicando que as camisas de cilindro devem ser armazenadas sempre na posição vertical, a fim de evitar deformações.
Os Parts Specialists estão disponíveis para responder a qualquer questão técnica sobre os produtos e serviços da Diesel Technic, oferecendo a assistência adequada através do portal: helpdesk.parts-specialists.com









