A Mahle anunciou o lançamento no mercado europeu da funcionalidade RemotePRO Air para a ferramenta de diagnóstico TechPRO 2, passando a disponibilizar aos ateliers independentes o acesso remoto às interfaces de dados de veículos modernos e interligados.
Trata-se da primeira solução no mercado que permite a este segmento beneficiar de opções de diagnóstico remoto anteriormente reservadas às oficinas dos fabricantes, sem necessidade de equipamento adicional e sem que o veículo tenha de se encontrar no mesmo local que o técnico. A nova funcionalidade integra-se em todas as licenças ativas do TechPRO 2 e permite reduzir tempos de reparação, otimizar o planeamento de recursos e melhorar a eficiência económica das oficinas, ao mesmo tempo que facilita a comunicação com os clientes e a entrada em novos segmentos de negócio.
O RemotePRO Air já está disponível para uma ampla gama de veículos, estando prevista a integração contínua de novos modelos. “Não é menos do que um verdadeiro ‘game changer’ para o aftermarket independente. Finalmente, as oficinas independentes ficam em pé de igualdade com as oficinas dos fabricantes. Ao disponibilizar o diagnóstico remoto, a Mahle volta a afirmar-se como pioneira no setor”, afirmou Philipp Grosse Kleimann, membro do conselho de administração da Mahle e responsável pela área de Lifecycle and Mobility. Segundo o responsável, “com a nova função over-the-air, os nossos clientes podem melhorar a sua eficiência económica através de um planeamento inteligente e de processos otimizados, criando valor acrescentado para toda a cadeia, desde a oficina até às frotas e aos proprietários dos veículos”. Atualmente, o RemotePRO Air permite diagnósticos remotos em veículos com tecnologia de conectividade das marcas BMW, Mini, Mercedes-Benz e Smart.
O sistema de pagamento Mahle Coins garante flexibilidade às oficinas, uma vez que o serviço só é cobrado quando o diagnóstico é concluído com sucesso. A empresa está a trabalhar na expansão da solução a outros fabricantes e na integração futura de funcionalidades adicionais, como a eliminação remota de códigos de avaria, a transmissão de dados em tempo real e informação detalhada sobre manutenção e revisões.
O processo inicia-se com um pedido de consulta de dados através do TechPRO 2, que tem de ser explicitamente autorizado pelo proprietário do veículo antes do acesso aos dados do fabricante alojados na cloud. Após essa autorização, a oficina passa a dispor de informação precisa sobre o estado do veículo, atualizações disponíveis e planos de manutenção personalizados, permitindo a criação de um relatório de diagnóstico detalhado e um acompanhamento mais aprofundado do cliente. “Com o RemotePRO Air estamos a responder às mudanças fundamentais provocadas pela digitalização e pela interligação nas oficinas. Estamos convencidos de que o diagnóstico remoto se tornará um componente essencial do trabalho futuro de reparação e serviço”, afirmou Felix-Matthias Walter, diretor global de soluções de serviço da Mahle Lifecycle and Mobility, acrescentando que a colaboração com a start-up tecnológica alemã DC Connected permitiu desenvolver uma solução acessível a todos os intervenientes do mercado independente de peças.
De acordo com a Mahle, tanto as oficinas que gerem frotas como os próprios operadores beneficiam da nova funcionalidade, ao dispor de uma visão permanente do estado dos veículos, melhor planeamento da manutenção, redução de paragens não programadas e maior eficiência operacional.











