Ver todas

Back

Nova empresa da Nexus reforça gestão de compras no aftermarket

14 Janeiro, 2026

A Nexus Automotive International anunciou o lançamento da Partivia, uma nova empresa do grupo criada com o objetivo de transformar os processos de compras no mercado de pós-venda automóvel para os membros da organização.

A Partivia nasce como uma estrutura escalável, com um roteiro de longo prazo que prevê a expansão progressiva das suas atividades em função da satisfação dos fornecedores, das necessidades dos membros e da evolução do mercado.

Fundada por 13 acionistas provenientes do ecossistema da Nexus Automotive International, a empresa assume-se como aberta a novas adesões, num contexto em que potenciais membros já manifestam interesse em integrar o projeto, reforçando a sua dinâmica e potencial de crescimento a longo prazo. A criação da Partivia vem consolidar o segundo pilar da estratégia da Nexus Automotive International, dedicado às atividades transacionais, onde se inclui a iniciativa SmartParts, representando um marco relevante no objetivo de constituir um grupo Nexus até 2028.

A empresa pretende melhorar o alinhamento com os parceiros industriais da Nexus Automotive International, aumentar os níveis de conformidade, assegurar melhores condições de compra, promover uma gestão de categorias mais harmonizada e desenvolver um modelo de aprovisionamento colaborativo orientado para o futuro, capaz de responder às necessidades em mudança de distribuidores e fornecedores do aftermarket. A implementação das atividades será feita de forma faseada, começando por uma fase operacional inicial que envolverá os acionistas fundadores e os primeiros membros, permitindo afinar o modelo de compras e alinhar estratégias de gestão de categorias antes de uma expansão a uma base mais alargada.

A liderança da Partivia está a cargo de Roberto Roggeband, profissional com 20 anos de experiência no aftermarket automóvel e um percurso consolidado em gestão internacional de produto e compras. Ao longo da sua carreira, desempenhou funções em empresas como ZF Group, CWS-boco Group e Magneti Marelli Aftermarket, tanto do lado dos fornecedores como da distribuição. “A Partivia tem como objetivo criar uma nova realidade de compras para o aftermarket, mais forte, mais estruturada e mais alinhada com as dinâmicas atuais do mercado”, afirmou Roberto Roggeband, Chief Operating Officer da Partivia. “Ao reunir acionistas empenhados e com escala significativa, estamos a construir uma operação que gera valor tangível, mantendo-se aberta, ágil e orientada para o futuro”, acrescentou.

Gaël Escribe, CEO da Nexus Automotive International, sublinhou que “com uma base acionista sólida, uma visão estratégica clara e um interesse crescente por parte de potenciais membros, a Partivia representa um passo importante no compromisso contínuo da Nexus Automotive International com a consolidação, a colaboração e a criação de valor no aftermarket automóvel global”.

PALAVRAS-CHAVE