Inês Abrantes, da Spinerg, faz o balanço de 2025 para a empresa, analisa os principais constrangimentos do setor e antecipa as mudanças que poderão marcar o mercado em 2026, com destaque para a digitalização, a inteligência artificial e a sustentabilidade do negócio das oficinas.
Que balanço fazem do ano de 2025 na atividade da vossa empresa?
Em 2025, no setor Automotive, mais precisamente no canal oficinal, que engloba a reparação independente, as redes oficinais, e também as frotas de pesados, houve um crescimento de 7% em volumes face a 2024. Para tal têm contribuído as iniciativas de Marketing que a Spinerg tem direcionado para este tipo de cliente, nomeadamente o Programa das Oficinas que incluem sinalética e equipamento e o Programa de Fidelização “Rebate Gotas Shell” que conta com mais de 150 registos de clientes oficinais espalhados por todo o país. Ambos os programas são para os nossos clientes uma mais-valia.
Qual foi, na sua perspetiva, o fator ou acontecimento mais impactante no aftermarket em 2025?
O grande desafio do aftermarket em 2025 continua a ser a escassez de mão de obra qualificada na grande maioria das oficinas, por um lado pela dificuldade em contratar pessoal, por outro porque não há disposição das oficinas de formar jovens. Neste campo, a Spinerg tem dado um contributo importante através de formações que disponibilizamos, por meio dos nossos Serviços Técnicos.
Que mudanças acredita que poderão marcar o aftermarket automóvel em 2026, tendo em conta as transformações recentes do mercado?
Acreditamos que 2026 será marcado pela digitalização dos processos muito aliado à utilização da inteligência artificial. Prevê-se que haja cada vez mais inteligência no pós-venda. Por outro lado, não se tem visto o reflexo do aumento dos custos operacionais no custo da hora/homem praticado pelas oficinas, despoletando assim a uma grande dificuldade em conseguir maiores margens. O paradigma da visão de negócio das oficinas deverá ser diferente para que consigam obter negócios mais sustentáveis. Segundo os dados do mercado e seguindo a tendência de crescimento do número de auto centros, ou seja, acredito que haverá um maior número de oficinas em rede.
Que investimentos e estratégias está a vossa empresa a planear implementar em 2026 e em que áreas?
Para 2026 a Spinerg estará focada na comunicação da nova gama Shell Helix, uma vez que haverá uma renovada e melhorada gama incluindo o lançamento do portfolio Shell Helix Extra. Continuará a ser uma aposta forte no sector Automotive o Programa de Fidelização “Rebate Gotas Shell” assim como o Programa de Oficinas que conta já com mais de 170 oficinas. Para ir ao encontro da necessidade de formação por parte dos nossos clientes, iremos realizar uma série de sessões de formação tanto para os nossos clientes finais e Distribuidores. Inês Abrantes Responsável de Marketing da Spinerg.











