João Madeira, da Moeve, faz um balanço positivo de 2025 para a empresa e analisa os principais fatores que impactaram o setor, com destaque para a crescente mobilidade elétrica e a concentração da distribuição. O responsável também antecipa as tendências que irão moldar 2026, incluindo o lançamento de uma nova marca de lubrificantes e o reforço da aposta na sustentabilidade, inovação e proximidade ao mercado.
Que balanço fazem do ano de 2025 na atividade da vossa empresa?
O balanço de 2025 é claramente positivo. Foi um ano marcado por um contexto de forte competitividade, tanto entre as marcas tradicionais e entre as denominadas marcas alternativas, o que exigiu um maior foco estratégico e esforço comercial. Destacamos a consolidação e alinhamento dos canais de distribuição e uma forte aposta em segmentos de mercado mais especializados como forma de reforçar diferenciação, valor e proximidade ao cliente.
Qual foi, na sua perspetiva, o fator ou acontecimento mais impactante no aftermarket em 2025?
O grande crescimento da mobilidade elétrica foi, sem dúvida, um dos fatores mais impactantes, refletindo-se tanto nas vendas como no parque circulante. Esta evolução começa a traduzir-se numa redução da manutenção tradicional e, simultaneamente, numa maior exigência ao nível das competências técnicas dos prestadores de serviços. Em paralelo, assistiu-se a uma maior concentração do mercado e ao reforço do protagonismo dos grandes grupos de compras e distribuição, com impacto direto nos modelos de distribuição tradicionais.
Que mudanças acredita que poderão marcar o aftermarket automóvel em 2026, tendo em conta as transformações recentes do mercado?
Em 2026, o aftermarket será cada vez mais marcado pela crescente complexidade tecnológica das viaturas, impulsionada pela eletrificação e pela digitalização. A sustentabilidade assumirá um papel estratégico cada vez mais relevante. A capacidade de adaptação das empresas será um eixo central de desenvolvimento, num contexto em que os consumidores exigem soluções mais eficientes, transparentes e sustentáveis.
Que investimentos e estratégias está a vossa empresa a planear implementar em 2026 e em que áreas?
Em 2026 daremos um passo decisivo com o lançamento da marca de lubrificantes MOEVE: uma marca totalmente disruptiva, com uma gama que abrange Automóvel, Indústria e Marinha, criada com energia 100% sustentável e concebida para elevar o nosso portefólio a um novo padrão de inovação, desempenho e responsabilidade. Paralelamente, continuaremos a apostar na consolidação das parcerias existentes, no reforço da proximidade com distribuidores estratégicos, na especialização de modelos de distribuição e no investimento em ferramentas digitais que permitam melhorar a gestão e a comunicação com o mercado.








