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Continental mostra as bases da nova mobilidade digital

27 Dezembro, 2016

Biométrica no veículo, entretenimento flexível, novas funções nos vidros, condução automatizada ou gestão de frotas no vidro. São muitas as novidades que a Continental vai levar ao CES 2017.

Sistemas avançados de apoio à condução, soluções de segurança, conceitos para uma condução mais limpa e conectividade holística: a lista de produtos pioneiros da Continental continua a crescer à medida que a indústria automóvel continua a sua rápida mudança no que diz respeito a serviços de software e mobilidade. Para demonstrar a sua interpretação da introdução de tecnologias digitais no mundo automóvel, a empresa tecnológica dará a conhecer uma série de produtos e serviços na Consumer Electronics Show (CES), que decorre entre 5 e 8 de janeiro em Las Vegas, nos EUA.

“Toda a indústria automóvel está a passar por uma revolução e na Continental estamos a desempenhar um papel ativo na sua formação. Com base no nosso conhecimento profundo na integração de sistemas e nos anos de experiência no campo da conectividade de veículos, estamos constantemente a adaptar os nossos produtos de acordo com as últimas tendências de mercado. Por exemplo, estamos a desenvolver as bases para novas soluções de mobilidade para os nossos clientes e juntos estamos a ajudar a moldar a mobilidade do futuro. Na CES, em Las Vegas, demonstraremos as mais recentes soluções que nos levarão para o futuro”, diz Helmut Matschi, membro do Conselho de Administração da Continental e diretor do Departamento de Interiores.

A biométrica no veículo

Os sistemas de acesso inovadores podem fazer muito mais do que apenas desbloquear portas ou ligar o motor. Através da combinação do controlo de acesso sem chave do sistema PASE (Passive Start and Entry) e de elementos biométricos, a Continental oferece mais segurança e verdadeira personalização. Para ligar o motor, por exemplo, poderá não bastar ter simplesmente a chave certa dentro do veículo, dependendo da forma como o sistema está configurado pelo fabricante.

Apenas depois de o condutor ter confirmado a sua identidade através de um sensor de impressões digitais poderá ligar o motor. Este sistema de autenticação em dois passos melhora significativamente a proteção contra roubos. Além disso, uma câmara interior melhora a personalização do veículo. Uma funcionalidade de reconhecimento facial personaliza automaticamente várias configurações do veículo, tais como a posição do banco e dos espelhos, música, temperatura e navegação. A biométrica pode ser integrada em qualquer sistema inteligente, independentemente da tecnologia de acesso usada no veículo (Bluetooth® Baixa Energia ou Baixa Frequência).

 

Terminal em nuvem torna o sistema de entretenimento inteligente e flexível 

O novo terminal em nuvem da Continental oferece a máxima flexibilidade na cabine. As aplicações que costumavam estar integradas diretamente na unidade central foram agora transferidas para a nuvem, onde são processadas antes de serem apresentadas num potente navegador. Isto garante que o sistema está sempre atualizado e que as novas funções podem ser adicionadas em qualquer altura.

Além disso, o terminal usa tecnologia HTML5 para desenvolver e apresentar as aplicações da nuvem, o que não só permite o desenvolvimento das aplicações de uma forma independente da plataforma, mas também permite que os dados sejam apresentados em diferentes ecrãs com diferentes resoluções. Assim, os fabricantes de veículos podem estender as aplicações a diferentes modelos e classes de veículos.

O terminal em nuvem funciona também como um assistente digital do condutor, analisando os seus hábitos em diferentes alturas do dia ou da semana e, com base nestas informações, define automaticamente o programa de entretenimento a reproduzir ou a estação de rádio favorita que o condutor ouve quando vai para o trabalho de manhã. Outras aplicações podem ser otimizadas de forma similar. Outras opções úteis: se o condutor for ao ginásio todas as quartas-feiras à tarde, o caminho para o ginásio é apresentado automaticamente quando o sistema é iniciado.

Mesmo o rádio pode ser otimizado de formas importantes, acrescentando serviços adicionais da nuvem e sistemas de inteligência artificial. O serviço da Continental reúne várias ofertas num conceito de crowdsourcing concebido para tornar o rádio num sistema inteligente. Isto significa que o condutor pode ver a programação de qualquer estação em qualquer altura para escolher exatamente a estação que está de acordo com o seu estado de espírito. Além disso, as estações podem mudar automaticamente para o artista favorito do condutor. O pacote fica completo com a capacidade de o sistema de fornecer recomendações de outras estações de rádio especializadas, tendo como base os hábitos do condutor.

 

Inteligência de enxame em duas rodas: eHorizon para motociclos

Os responsáveis pelo desenvolvimento do eHorizon da Continental, sedeados em Singapura, farão com que seja possível aos motociclistas verem melhor o que os espera durante uma viagem. O sistema eHorizon para motociclistas oferece uma plataforma partilhada para comunidades de motociclistas e permite que os condutores de duas rodas possam partilhar informação importante sobre o itinerário. Com este sistema, a empresa tecnológica internacional está a usar o conceito de inteligência de enxame, que fornece de forma contínua informação precisa e atualizada ao mapa digital na plataforma. Os dados armazenados são reunidos numa nuvem e ficam disponíveis para todos os motociclistas. Isto permite que os motociclistas sejam avisados antecipadamente sobre os obstáculos no seu caminho, como por exemplo obras na estrada, acidentes, óleo ou água na estrada ou engarrafamentos, o que melhora a segurança não só para os motociclistas, mas também para os outros utilizadores da estrada.

 

Vidro Inteligente aperfeiçoado

O Vidro Inteligente da Continental, que permite o escurecimento seletivo e gradual de praticamente todas as janelas no automóvel com um toque num botão, tornou-se mais inteligente: a Continental acrescentou uma gama de novas funções concebidas para melhorar o conforto dos passageiros. Graças à integração do Controlo de Vidro Inteligente no sistema eletrónico de comunicação do veículo, o vidro ajusta-se dinamicamente a diferentes situações de trânsito. Por exemplo, e dado que os sistema está ligado a sensores de luz, o vidro pode ser escurecido exatamente no ponto em que o sol está a brilhar.

O sistema de controlo de acesso sem chave PASE (Passive Start and Entry) está também ligado ao Controlo de Vidro Inteligente, o que significa que o escurecimento da janela pode ser ajustado à medida que o condutor se aproxima do carro com a chave. A solução da Continental não está limitada a tipos específicos de película e é compatível com diferentes tecnologias tais como a EC (eletroquímica) e PDLC (cristal líquido disperso em polímero).

 

Superfície do ecrã 3D oferece novas possibilidades de design na cabine

A crescente procura por funções e conteúdo digital na cabine significa que as superfícies de ecrã no veículo estão sempre a crescer. Painéis de instrumentos totalmente digitais podem ser ideais para apresentar conteúdo digital de forma flexível, mas são menos flexíveis em termos de design. Para permitir que os condutores possam usufruir de conteúdo digital sem terem de olhar para um ecrã plano, a Continental desenvolveu uma superfície com mostrador 3D que apresenta elementos topográficos ligados oticamente, que trazem de volta a qualidade e individualidade de design aos mostradores clássicos.

Da aeronáutica para a estrada: 3D Flash LIDAR de alta resolução

O sensor 3D Flash LIDAR (HFL) permite a monitorização em tempo real e em 3D do ambiente em redor do veículo e não contém qualquer componente mecânico. A tecnologia, que já está a ser experimentada no campo da aeronáutica, proporciona uma visão mais abrangente e detalhada de toda a área em redor do veículo – durante o dia e a noite – e funciona de forma fiável, mesmo em condições climatéricas adversas. O HFL expande o portfolio da Continental em sensores para sistemas avançados de assistência à condução para, em combinação com outros sensores, apoiar a condução altamente e totalmente automatizada. A Continental também recebeu o Prémio de Inovação do CES 2017 na categoria “Inteligência do Veículo” pelo seu radar com “Trailer Merge Assist” e “Trailer Length Detection.”

 

Unidade de Controlo de Condução Assistida & Automatizada melhora a interconectividade

Sendo um computador central que compreende uma rede de várias unidades de processamento, o ADCU (Assisted & Automated Driving Control Unit – Unidade de Controlo de Condução Assistida & Automatizada) pode desempenhar um papel fundamental na interconectividade de chassis eletrónicos e sistemas de segurança, aumentando o âmbito de conectividade de sistemas que costumavam funcionar separadamente. Dado que as decisões de intervenção são coordenadas centralmente, as intervenções simultâneas em sistemas diferentes harmonizam-se perfeitamente.

Para a Continental, a ADCU é um elemento central para implementação a arquitetura de segurança funcional necessária e, ao mesmo tempo, um anfitrião para descrições do ambiente central e das funções de condução necessárias para a condução automatizada.

 

Zonar: gestão inteligente de frotas no tablet

No seu stand, a última aquisição da Continental, a Zonar, vai mostrar o seu portfólio de tecnologia inteligente de gestão de frotas para transporte de mercadorias e passageiros. O novo sistema ZonarConnect™ é um tablet de última geração, permanentemente ligado em rede, que dá aos operadores de frotas comerciais um melhor controlo sobre os seus processos de negócios. O tablet é certificado de acordo com a AOBRD (Automatic On-Board Recording Device Regulation) e está pronto para certificação pela futura norma norte-americana para dispositivos de registo eletrónico (ELD). O ZonarConnect também tem a aplicação patenteada EVIR, o único programa existente para inspeções eletrónicas de veículos.

 

Mais informações em www.conti-online.com

 

 

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