Ver todas

Back

“A tecnologia só funciona com equipas qualificadas”, Paulo Castro, Grupo Barreiro

18 Fevereiro, 2026

Paulo Castro, do Grupo Barreiro, faz um balanço de 2025, destacando o crescimento consolidado da empresa num contexto de forte transformação do aftermarket, e faz uma antevisão do que irá acontecer no mercado durante este ano.

Que balanço fazem do ano de 2025 na atividade da vossa empresa? 

2025 foi um ano particularmente positivo para a nossa empresa. Registámos um crescimento consolidado que reflete não apenas a resiliência do setor de aftermarket em Portugal, mas também o sucesso das nossas estratégias de  digitalização. Investimos fortemente na modernização dos nossos sistemas de gestão e na otimização logística, o que nos permitiu melhorar substancialmente os prazos de entrega e a disponibilidade de stock. A aposta na formação técnica das nossas equipas e no reforço do serviço de apoio ao cliente também se revelou determinante para o nosso desempenho.

Qual foi, na sua perspetiva, o fator ou acontecimento mais impactante no aftermarket em 2025? 

Sem dúvida, a aceleração da digitalização foi o fator mais transformador em 2025. O que começou como uma tendência tornou-se uma necessidade operacional para todos os players do setor. Assistimos a uma mudança profunda na forma como distribuidores e oficinas operam. A implementação generalizada de plataformas B2B integradas, sistemas de gestão em cloud e ferramentas de diagnóstico remoto alterou completamente a dinâmica do mercado. Os clientes já não aceitam esperar – exigem disponibilidade imediata de informação sobre stocks, preços transparentes e entregas cada vez mais rápidas.

Que mudanças acredita que poderão marcar o aftermarket automóvel em 2026, tendo em conta as transformações recentes do mercado? 

Vai haver digitalização crescente dos serviços: diagnóstico remoto de frotas, gestão conectada de manutenção, telemetria que identifica falhas antes de acontecerem e plataformas que ligam mais diretamente operadores, oficinas e fornecedores de peças. Com sistemas eletrónicos e assistências ao condutor cada vez mais complexos nos pesados, as oficinas vão precisar de competências técnicas superiores. A formação, em software de diagnóstico, sensores, sistemas elétricos de alta tensão e comunicações de frota, vai ser indispensável.

Que investimentos e estratégias está a vossa empresa a planear implementar em 2026 e em que áreas?

Expansão da presença física e capacidade logística, investimento em digitalização interna dos processos logísticos e gestão de stocks, com impacto direto na rapidez de entregas e eficiência operacional. Vamos apostar na formação das nossas equipas. Reconhecemos que a tecnologia só funciona com equipas qualificadas. Vamos apostar na formação técnica contínua das nossas equipas comerciais internas e externas, cobrindo tanto conhecimento de produto como competências digitais. Por fim, vamos alargar o nosso portefólio de produtos com novas marcas.

PALAVRAS-CHAVE

Mais vistos