A Gestoro surge como uma resposta à complexidade dos softwares tradicionais de gestão, com foco nas necessidades das pequenas e médias oficinas.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 122 de novembro de 2025. Consulte aqui a edição.
Criada para ser acessível exclusivamente em dispositivos móveis, a Gestoro é uma aplicação desenvolvida especificamente para a gestão de pequenas e médias oficinas, tendo como foco a facilidade de uso e o acesso imediato, que permite aos gerentes controlar serviço, stock e colaboradores, para garantir organização e otimização do serviço. Leandro Souza, responsável pela Gestoro, explica que a motivação para a criação desta solução advém de uma profunda experiência no setor. “Trabalhei durante nove anos como mecânico, eletricista e chefe de oficina, e identifiquei falhas cruciais no mercado. A maioria dos softwares existentes acarreta uma grande complexidade e exige a dependência de um computador fixo e de uma pessoa dedicada para o seu manuseamento.
Esta realidade impede que os donos de pequenos e médios negócios tirem partido dos seus benefícios, por não disporem de tempo e disposição para o efeito”. A grande lacuna que a Gestoro procurou resolver foi, portanto, a falta de um sistema de gestão prático e adaptável. “O foco da aplicação é ser de acesso exclusivamente móvel, para smartphones e tablets, em que seja possível uma pessoa com pouco conhecimento de informática consiga usá-lo, garantindo que as informações da oficina estejam acessíveis aqualquer momento, tem como objetivo combater a dificuldade dos donos de oficina em manterem na palma das suas mãos, informações detalhadas de stock, colaboradores, serviços, orçamentos, etc.”, adianta o responsável, acrescentando que a aplicação foi previamente validada através de testes realizados em oficinas no Brasil.
Tecnologia
A empresa disponibiliza um terminal Android de 11 polegadas, adaptado ao uso rigoroso das oficinas, sendo à prova de água, poeiras e quedas. No futuro, existe a intenção de lançar uma versão Web, que se integre com a versão Mobile, indica Leandro Sousa. “Em termos tecnológicos, a aplicação utiliza todo o poder da Cloud para processar, armazenar e proteger os dados salvos na aplicação, garantindo a conformidade com as normas da RGPD e protegendo os dados das oficinas.
Inetgração
De momento, a Gestoro não se integra com outros softwares de gestão, pois Leandro Sousa explica que o objetivo primário é ser uma solução única e simples. “Contudo, a personalização consoante o tipo e dimensão da empresa é possível, desenvolvendo-se certas adaptações que os clientes solicitam, sendo que algumas são implementadas na versão standard e outras ficam apenas para o cliente”, explica.
Apoio ao cliente
No que toca ao acompanhamento, a Gestoro oferece a formação inicial sobre a totalidade do uso da aplicação. Adicionalmente, disponibiliza uma linha de suporte técnico disponível em permanência, para tirar dúvidas e solucionarproblemas, via email, Whatsapp ou chamada telefónica. Relativamente à aceitação em Portugal, Leandro Souza informa que o esforço de vendas está ainda no seu início, “no entanto já existem diversas visitas marcadas e pessoas que ficaram interessadas após abordagens por redes sociais, emails e telefonema”.
Futuro
A Gestoro define-se como uma empresa que está constantemente a trabalhar para melhorar a experiência do utilizador. As atualizações podem ser feitas de duas formas: as pequenas modificações são automáticas, mas, no caso de alterações de maior dimensão, o cliente deverá instalar um novo ficheiro .apk. “No entanto, a equipa está em fase final de disponibilização da aplicação na Play Store, o que permitirá um download e instalação simples, bem como atualizações 100% automáticas”, adianta Leandro Sousa. “A adoção de soluções digitais é o caminho mais acertado para a otimização dos processos, a diminuição da carga de trabalho e das perdas de materiais. Aplicações como a Gestoro conseguem fazer com que o dono de oficina tenha o controle total sobre os serviços executados, peças vendidas e colaboradores, sem ter que ir buscar a memória tudo o que foi feito, garantindo que o problema do cliente seja resolvido, e que o lucro esperado pela oficina seja alcançado. Os sistemas digitais permitem a análises de métricas de forma muito mais simplificada e garantem a conformidade dos dados, diminuindo em muito as hipóteses de perda de informação. É um caminho que já é traçado há mais de 30 anos, e já se mostrou ser o mais eficiente”, conclui o responsável.
CARACTERÍSTICAS:
➢ Dashboard de baias: Exibição detalhada das áreas de serviço ocupadas na oficina, com a identificação de viaturas e serviços em execução;
➢ Gestão Completa: Inclui gestão de viaturas, gestão de clientes e gestão de fornecedores;
➢ Folhas de obra detalhadas;
➢ Controlo de colaboradores: Controlo de picagem de ponto, eliminando a necessidade de outro sistema para este efeito;
➢ Gestão de stock detalhada: Inclui avisos de stock mínimo enviados por email ao dono da oficina;
➢ Alertas automatizados: Envio automático de mensagens aos clientes, como aniversário, fichas de obras, atualizações sobre o serviço, fecho de valores, descrição dos serviços, com possibilidade de personalização.
Leandro Sousa indica as vantagens para as oficinas que utilizam o Gestoro, e as novidades a serem implementadas em breve:
Vantagens:
→ Melhor controlo da jornada de trabalho dos colaboradores;
→ Diminuição das perdas de stock e controlo das margens de lucro sobre peças;
→ Melhoria do serviço pós-venda e do relacionamento com os clientes, através de notificações;
→ Controlo visual e fácil das baias e estações de serviço;
→ Gestão detalhada das folhas de obras e orçamentos enviados;
Novidades:
→ Disponibilização na Play Store;
→ Módulo de faturação;
→ Módulo de agenda, com a possibilidade de o cliente fazer o agendamento do seu serviço;
→ Módulo de relatórios gráficos e em PDF, para acompanhamento das métricas da oficina (como vendas, stock, colaboradores, etc.).















