VOLKSWAGEN POLO IV (9N) 1.4 TDI – DPF (BMS) 2006 2010
SINTOMA 1
Avaria do vidro eléctrico
Não é exibido qualquer código de falha
CAUSA
Unidade de controlo da porta de passageiro: Cablagem danificada
Localização: Anel isolante passacabos para a cablagem da porta
SOLUÇÕES
Unidade de controlo da porta do condutor: Verifique o sinal do Bus CAN
Nota: Utilize o osciloscópio
Valor previsto:
Se não forem encontradas falhas
Unidade de controlo da porta de passageiro: Verifique o sinal do Bus CAN
Se não estiver presente nenhum sinal
Verifique a cablagem e repare caso necessário
SINTOMA 2
A luz de aviso do indicador de desgaste dos calços de travão acende-se
Avaria do indicador de nível combustível
Valor incorrecto da temperatura ambiente
Códigos de falha: 00771 / 00779
Nota: Os sintomas ocorrem de forma aleatória
CAUSA
Soldas internas danificadas no grupo de instrumentos
Repare se necessário
Volte a montar o grupo de instrumentos
Elimine todos os códigos de falha
Tem de ser utilizada uma ferramenta de diagnóstico para esta operação
SINTOMA 3
Os indicadores de mudança de direcção estão avariados
Só do lado esquerdo
Unidade de controlo da rede de bordo: J519
Códigos de falha: 00966/03C6
CAUSA
Cablagem danificada
SOLUÇÕES
Ligue a ferramenta de diagnóstico
Elimine todos os códigos de falha
Verifique os parâmetros do indicador de mudança de direcção
Active os indicadores de mudança de direcção
Se os valores estiverem correlacionados:
Unidade de controlo da rede de bordo: J519
Conector de 16 pinos: T16a
Verifique a alimentação eléctrica no pino 16
Se o valor estiver correcto
Verifique a cablagem
SINTOMA 4
Maior esforço da direcção
Eficiência reduzida da direcção assistida
Não é exibido qualquer código de falha
CAUSA
Cremalheira da direcção:
Perno de união de entrada com obstrução
SOLUÇÕES
Ligue a ferramenta de diagnóstico
Seleccione ‘44 Power Steering’ (direcção assistida)
Seleccione a função 08 (valores de medição)
Seleccione canal 01, campo 1
Verifique a tensão do terminal 30
Valor previsto: ~14V
Se o valor estiver correcto
Seleccione canal 01, campo 2
Motor eléctrico da direcção assistida:
Verifique o consumo de corrente
Se o valor for demasiado alto: ~70A
Seleccione canal 01, campo 4
Verifique o valor de estado
Valor previsto: ‘ON’
Se o valor estiver correcto
Seleccione canal 02, campo 1
Verifique os parâmetros do sensor de ângulo de direcção
Seleccione canal 02, campo 2
Seleccione canal 02, campo 3
Motor eléctrico da direcção assistida:
Verifique os valores correctos e os valores efectivos
Se os valores estiverem correctos
Seleccione canal 02, campo 4
Verifique o consumo de corrente
Se o valor for demasiado alto: ~70A
Cremalheira da direcção:
Retire o perno de união de entrada
Verifique a existência de obstruções
Limpe ou substitua se necessário
Mais dicas técnicas neste link.
Os Dados Técnicos, da responsabilidade da Mecatrónicaonline (direitos de autor HaynesPro B.v.), empresa de referência ao nível da informação técnica, são publicados em todos os números da Revista PÓS‐VENDA. Caso tenha uma dúvida técnica que pretenda ver esclarecida, envie nos um email para: info@posvenda.pt.