A Volvo Trucks continua a desenvolver o seu primeiro veículo híbrido para aplicações de longo curso, o denominado Volvo Concept Truck, que em conjunto com as outras melhorias apresenta uma diminuição total de consumo de combustível e CO2 a rondar os 30%.
A Volvo Trucks apresentou pela primeira vez o Volvo Concept Truck em maio de 2016, tendo agora desenvolvido e aperfeiçoado o conceito. Para além das melhorias ao nível da aerodinâmica, da resistência ao rolamento e da redução de peso, a nova versão dispõe de uma linha motriz híbrida – uma das primeiras para camiões em aplicações de longo curso.
“Esforçamo-nos para estar na linha da frente da eletromobilidade e para derrubar constantemente barreiras no que respeita à redução do consumo de combustível e das emissões”, diz Claes Nilsson, CEO da Volvo Trucks. “Nos próximos anos, com a sociedade a voltar-se cada vez mais para as energias renováveis, acreditamos fortemente que a eletromobilidade e a tecnologia híbrida terão cada vez mais importância. A linha motriz do nosso Concept Truck foi desenvolvida para melhorar a eficiência de transporte e, assim, ajudar a indústria a evoluir no sentido dos transportes sustentáveis. Com este conceito de camião, teremos acesso a valiosos conhecimentos e experiências que nos ajudarão a desenvolver e melhorar a tecnologia.”
A linha motriz híbrida funciona em descidas com uma inclinação superior a um por cento ou em travagens, recuperando assim energia. Essa energia recuperada é armazenada nas baterias do veículo e utilizada para alimentar o camião em modo elétrico em pisos planos ou em pequenas inclinações. Uma versão melhorada do sistema de apoio ao motorista I-See, da Volvo Trucks, foi especificamente desenvolvida para a linha motriz híbrida, analisando a topografia à frente para definir a estratégia mais
económica e eficiente de conjugar o motor diesel e o motor elétrico, bem como o tempo ideal para utilizar a energia recuperada.
Nos transportes de longo curso, estima-se que a linha motriz híbrida permita desligar o motor de combustão até 30 por cento do tempo de condução. Isso poupará entre 5 e 10 por cento de combustível, dependendo do tipo de veículo ou da especificação e do ciclo de condução. Também permite conduzir em modo completamente elétrico até 10 quilómetros, permitindo ao veículo mover-se com zero emissões e baixo nível de ruído.
Alguns destes desenvolvimentos já foram introduzidos nas versões atuais, sendo que outros serão introduzidos num futuro próximo. A linha motriz híbrida baseia-se parcialmente no conhecimento e na experiência dos autocarros híbridos e elétricos da Volvo Buses.