Todos os novos camiões MAN Euro 6 na Europa irão ter a RIO Box como equipamento de série. Ao utilizar a tecnologia com base em cloud RIO os clientes vão poder aceder centralmente a diversas informações de frota e a inúmeros serviços no setor dos transportes e logística.
A RIO Box será a interface entre o veículo e a plataforma. “Equipar os camiões MAN com a RIO Box é um importante primeiro passo para nos aproximarmos da nossa visão de uma cadeia de transportes e logística totalmente ligada em rede. Ao mesmo tempo, isto serve de base para que os clientes possam ter acesso a serviços digitais de grande valor. Ao assumir este papel pioneiro no setor, estamos a definir activamente a logística do futuro em função dos interesses dos nossos clientes”, indicou Joachim Drees, Director Executivo da MAN Truck & Bus AG. A RIO Box é compatível com todos os sistemas e fabricantes. Foi criada especificamente para que possa ser utilizada em frotas mistas, dando assim às empresas logísticas de tamanho pequeno e médio a oportunidade de fazerem parte da Logística 4.0.
A instalação da RIO Box em veículos com interface FMS também será possível no futuro. Os actuais utilizadores do sistema MAN TeleMatics podem optar por transferir todos os seus dados para o RIO com total segurança.
“Com o RIO os clientes da MAN serão líderes digitais no sector dos transportes e logística. No futuro utilizaremos o RIO para fornecer não só os nossos próprios serviços, mas também serviços OEM e de parceiros. Temos grandes planos a concretizar!”, afirmou Markus Lipinsky, Director Executivo do RIO. Os atuais parceiros da plataforma, bem como fornecedores de serviços líder, são as start-ups LoadFox, Evertracker e Synfioo. O número de prováveis accionistas é grande.
Foram aplicados rigorosos critérios de privacidade e segurança no desenvolvimento da RIO Box. Os clientes podem decidir individualmente se querem partilhar dados com o RIO e beneficiar das soluções digitais da plataforma. Um servidor de segurança certificado segundo as normas europeias e com base na Alemanha transmite a informação encriptada pela Box antes de a disponibilizar ao cliente através da plataforma.
Assim é depois possível aceder a funcionalidades adicionais, que incluem a análise de dados do veículo, como por exemplo rotações do motor, velocidade, nível de combustível ou utilização do travão pelo motorista.
O número de serviços oferecidos pelo RIO irá aumentar continuamente, tendo em conta as necessidades dos clientes, e os serviços disponibilizados serão constantemente melhorados e actualizados automaticamente.
Ao assegurar este equipamento, a MAN está a construir as bases para uma futura infraestrutura cujos serviços podem ligar todo o setor de transportes e logística.
Mais informações em www.rio.cloud.