A Continental diz que em 2016 foi a marca de pneus líder do mercado nacional. A empresa tem feito um longo trabalho de fundo no negócio dos pneus que está a dar os seus frutos.
TEXTO PAULO HOMEM
Marco Silva, responsável de Marketing da Continental em Portugal, explica os desafios que um produtor de pneus premium de pneus enfrenta no presente e no… futuro.
Como analisa a evolução do mercado de pneus em Portugal nos últimos anos?
O desenvolvimento do mercado dos pneus está intrinsecamente ligado à às solicitações do mercado automóvel. Do ponto de vista de produto, temos como exemplo, os veículos elétricos e híbridos e o desenvolvimento de produtos específicos como o Conti.eContact, o aumento do parque automovel com jantes UHP e a forma como os fabricantes de pneus têm de dar resposta a esta evolução do mercado.
Se pensarmos do ponto de vista do consumidor, as mudanças no comportamento de consumo, potenciou o crescimento dos conceitos de rede e, por consequência uma maior interligação entre os diferentes players do mercado e as marcas fabricantes.
Quais são as perspetivas da evolução do mercado de Pneus em Portugal a curto e médio prazo?
Acreditamos que as redes vão continuar a crescer, em linha com o que tem sido a tendência dos restantes países da Europa. O futuro do setor dos pneus e, neste caso, das redes de oficinas, estará sempre ligado ao setor automóvel e aos seus desenvolvimentos. Questões como a mobilidade alargada e a condução autónoma são tendências que nenhum dos interlocutores do setor dos pneus pode descurar e que todos os players têm de incorporar. O desafio continuará a ser a gestão e a competitividade do negócio, sem comprometer a qualidade do serviço prestado. O segmento UHP continuará a crescer assim como os produtos destinados a veículos híbridos e eléctricos.
A era digital (presença em sites, redes sociais, etc) é muito importante para uma marca como a vossa. Que influência tem nas vendas atualmente?
Do ponto de vista de marca, a presença digital é essencial para comunicar os valores da marca, o seu posicionamento e interagir de uma forma muito direta com o consumidor final. Estimamos que em Portugal as compras online de pneus representem cerca de 5%, um volume ainda um marginal. Temos ainda de considerar o efeito ROPO (research online e purchase offline) que é estimado em 35% no mercado dos pneus, o que demonstra o peso para as vendas.
Ainda existem oportunidades no negócio dos pneus em Portugal?
O mercado de pneus em Portugal, tal como em outros países europeus, está cada vez mais dinâmico e global, mas também mais competitivo. O desenvolvimento do segmento de alta performance (UHP) em Portugal, que tem vindo a crescer e irá crescer nos próximos anos, continua a ser uma oportunidade.
Outra grande oportunidade neste mercado é a aposta que a Continental tem vindo a fazer na mobilidade alargada e na disponibilização de produtos e soluções inovadoras a pensar na segurança dos condutores, como é o caso dos pneus runflat, a tecnologia ContiSeal, ou os kits de reparação de furos, o ContiConfortKit. Soluções que apoiam o condutor e o automóvel na sua mobilidade e na resolução de eventuais constrangimentos à sua deslocação provocados por problemas nos pneus. E como referenciado, o desenvolvimento de pneus específicos para os veículos híbridos e elétricos. Os estudos internos da Continental apontam para um crescimento adicional na proporção de veículos híbridos no segmento de veículos de passageiros, que poderá representar 8% em 2020.