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Fuchs explica especificações C5

A Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) apresentou a 1 de dezembro de 2016, as novas sequências para a classificação da qualidade dos óleos, que aqui são explicadas pela Fuchs, que disponibiliza para o mercado o TITAN Supersyn F Eco-B SAE 5W-20, cumpre precisamente a ACEA C5.

As novas especificações eram há muito aguardadas pela indústria automóvel, pois 4 anos se passaram entre as sequências ACEA 2012 e ACEA 2016. A principal alteração da última série é a substituição de ensaios obsoletos, eliminando a categoria A1/B1 e introduzindo a categoria C5.

A especificação A1/B1 não está mais listada, embora possa ser anunciada até dezembro de 2018. Com esta alteração na ACEA 2016, a especificação A1/B1 passa a ser considerada
como obsoleta.

Daqui para a frente, a especificação ACEA C5 classifica os óleos de baixa viscosidade que garantem uma economia de combustível e que são também compatíveis com os sistemas avançados de pós-tratamento de gases de escape. Nesta especificação, as classes SAE não estão limitadas aos óleos de grau SAE xW-20, como acontecia com a ACEA A1/B1.

Em comparação com a ACEA C1-C4, a inferior viscosidade HTHS dos óleos ACEA C5 é excelente, sendo estes óleos de muito baixa viscosidade. Com um óleo de baixa viscosidade, consegue-se uma maior economia de combustível o que resulta numa maior eficiência. A tabela abaixo ilustra os aspetos técnicos:

TITAN SUPERSYN CUMPRE ACEA C5

O óleo de muito elevada performance TITAN Supersyn F Eco-B SAE 5W-20, cumpre a ACEA C5 e convenceu, com 3,6% de economia de combustível, no teste Europeu de consumo, M111 FE. Adicionalmente à elevada economia de combustível, este óleo é caracterizado pelo excelente arranque a frio e pelo baixo consumo de óleo.

Especificações:
ACEA A1/B1
ACEA C5
API SN
FORD WSS-M2C948-B

Aprovações:
JAGUAR
LAND ROVER
STJLR.03.5004

Recomendações Fuchs:
CHRYSLER MS 6395
FORD WSS-M2C925-A
FORD WSS-M2C925-B

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