O Grupo Renault anunciou, hoje, o novo plano estratégico para os próximos seis anos, Drive The Future. Este plano prevê que a Renault se torne líder nos veículos elétricos e que todos os seus veículos estejam conectados nos principais mercados.
No quadro do plano Drive The Future, o Grupo Renault prevê um crescimento das vendas superior a 40% para atingir os 5 milhões de unidades vendidas em comparação com os 3,47 milhões2 vendidos em 2016. Em paralelo, o Grupo irá aumentar a gama de produtos, incluindo os comerciais ligeiros e novos modelos elétricos zero emissões, e apoiar-se-á, também, no sucesso da gama Global Access. Este plano capitaliza, igualmente, sobre a I&D e sobre as economias de escala mundiais obtidas pela Renault-Nissan-Mitsubishi, a maior aliança mundial do setor automóvel.
O plano Drive The Future apoia-se nas sólidas fundações criadas pelo último plano do Grupo, Renault Drive the Change, que conduziu a recordes no crescimento e nos resultados de exploração, incrementou as sinergias da Aliança com a Nissan, reforçou a presença em todas as regiões do globo, alargou a gama de produtos e consolidou a liderança Europeia nos veículos zero emissões,
Carlos Ghosn, Presidente Diretor-Geral da Renault, declarou: «O Grupo Renault é um grupo de dimensão mundial, são e rentável, que encara o futuro com confiança. O plano Drive the Future ambiciona promover um crescimento forte e sustentado, tirando partido dos investimentos nas regiões e produtos-chave, capitalizando sobre os recursos e as tecnologias da Aliança, e melhorar a competitividade. Com o compromisso de todos os que fazem parte da Renault, este novo plano irá libertar todo o nosso potencial para a inovação e para o crescimento, numa indústria que evolui rapidamente.»
O plano inclui os seguintes elementos-chave:
Um crescimento mundial rentável:
– 21 novos veículos, dos quais 3 adicionais
– Reforço da presença na Rússia, graças à implantação da Renault e aos investimentos na AVTOVAZ (Lada)
– Aceleração das atividades na China, com novas joint-ventures estratégicas para os Veículos Elétricos e Comerciais Ligeiros
– Desenvolvimento das atividades no Brasil, Índia e Irão
Efeitos de escala e tecnologias da Aliança para suportar o crescimento:
– 4,2 mil milhões de euros de economias Monozukuri durante toda a duração do plano
– Plataformas comuns – 80 % dos veículos do Grupo Renault
– Investimentos I&D – 18 mil milhões de euros em seis anos, com um efeito multiplicador graças à Aliança
– Veículos conectados – 100% de veículos conectados nos principais mercados
– Veículos autónomos – 15 modelos autónomos
– Novos serviços de mobilidade – Mobilidade por medida «Ride-hailing», serviços de robôs-táxis disponível no final do plano
E ainda os ativos chave do Grupo Renault:
– Mundialização da gama de Comerciais Ligeiros (VU);
– Alargamento da gama Global Access cujo sucesso é inegável
– Liderança nos V.E. – 8 modelos elétricos, 12 modelos eletrificados
– RCI Bank and Services – desenvolvimento da fidelidade dos clientes e extensão dos serviços conectados e de mobilidade.
O plano Drive The Future integra, também, investimentos na digitalização do Grupo a todos os níveis, o recrutamento de novos talentos e o desenvolvimento de competências. O plano visa ainda melhorar a competitividade industrial, reduzir a pegada de carbono e incrementar a sustentabilidade do Grupo.
A apresentação do plano está disponível em www.groupe.renault.com.