As cabinas de tripulação Scania CrewCab são uma espécie de instituição nos mercados em todo o mundo. Chegou agora a vez de a nova geração de camiões se expandir com uma versão ultramoderna da nova cabina de tripulação Scania CrewCab de base P, em dois tamanhos.
“A nova cabina de tripulação Scania CrewCab caracteriza-se pelo facto de ter sido industrializada e modularizada, o que, em termos simples, significa que oferece exatamente a mesma qualidade, conforto e segurança das nossas outras cabinas,” afirma Henrik Eng, Product Director, Urban, Scania Trucks. “É totalmente livre de riscos desnecessários e de soluções especiais, apesar de se tratar de produtos altamente especializados, adaptados para tarefas exigentes, quando a vida pode estar em risco.”
Maior flexibilidade
“Com a nossa nova oferta, é possível adotar soluções ótimas para todos os tipos de aplicações, onde o cliente necessitar de uma cabina de tripulação sem ter de comprometer ou de ser afetado por prazos de entrega excessivos,” afirma Eng. “Se a este facto juntar as características de segurança na estrada, os excelentes travões e os motores de 500 CV, o cliente poderá ver que este produto está exatamente talhado para serviços de emergência com chamadas rápidas.” Tudo se caracteriza pela flexibilidade e por várias opções de design da cabina de tripulação, exatamente de acordo com os requisitos do próprio cliente.
A Scania estima que o tempo necessário para o fabrico de um veículo de emergência típico tenha sido reduzido em pelo menos 30%, graças à nova geração de cabinas de tripulação e a outras características. As cabinas são preparadas a fundo para a passagem de ligações elétricas e de condutas de ar, havendo numerosos pontos de ligação e uma fileira de orifícios, na parte superior do quadro do veículo, para utilização pelo construtor da carroçaria.
A área do compartimento reservada à tripulação pode ser equipada com tudo, desde sistemas de AC e aquecimento separados, controlados manual ou automaticamente, e conjugados com o sistema básico do veículo. Os assentos podem ser em bancos separados ou bancos corridos e ser equipados com diversas configurações de cintos de segurança, consoante os passageiros usem ou não equipamento de salvamento.
O degrau de acesso à cabina foi melhorado e existe uma série de manípulos claramente visíveis, que ajudam a subir ou a descer da cabina. Há ainda outras opções, como a janela Scania de segurança na cidade, a admissão de ar de motor elevada, o escape vertical, ou diversas tomadas de força, que fazem parte do equipamento standard.
Testes
Uma característica única comum a todas as cabinas Scania é o facto de, para além dos habituais testes de colisão (crash tests), elas serem igualmente submetidas a testes de impacto e capotamento, segundo os regulamentos suecos anteriores, e segundo os quais cada cabina tem de ser submetida a todos os testes. A nova cabina de tripulação Scania é realmente nova desde a raiz. Está totalmente integrada no sistema modular Scania e pode ser equipada da mesma maneira que todas as outras cabinas P, independentemente da escolha de uma CP28 ou de uma CP31. A versão mais comprida também pode ser obtida com duas alturas de tejadilho: Baixo (que é a opção da maioria dos clientes) ou Normal. Uma explicação importante para uma impressão sem marcas é o facto de toda a sua extensão, independentemente da variante escolhida, se situar por detrás da secção frontal da cabina (em vez de a cortar ao meio).
“Acreditamos que a nossa nova cabina de tripulação Scania CrewCab irá ter êxito entre os clientes dos serviços de emergência e outros que precisam de transportar tanto a sua tripulação como o respetivo equipamento,” afirma Eng. “É possível transportar até oito passageiros, que conseguem viajar com um nível de conforto e segurança que estabelece novas referências na indústria.”
A cabina de tripulação Scania CrewCab pode ser encomendada em todas as versões dos motores Scania DC09 e DC13, combinada quer com caixas de velocidades Allison automáticas, quer com as caixas de velocidades automáticas da própria Scania, com o Scania Opticruise. Também a partir de agora podem ser encomendadas diretamente à fábrica soluções ligeiramente maiores, com um terceiro eixo direcional com comando elétrico (6×2*4).
“A nova cabina de tripulação Scania CrewCab baseia-se na qualidade que a série P da Scania e a nova geração de camiões representa,” afirma Eng. “Porém, talvez a característica mais importante seja ainda a liberdade de escolha – o facto de o veículo poder ser personalizado especificamente de acordo com as necessidades do cliente. Estamos convencidos de que a nossa quota de mercado pode aumentar ainda mais com estas aplicações e com a ajuda da nova cabina de tripulação Scania CrewCab.”
Mais informações em www.scania.com