A Motul volta a enfrentar o lendário Rally Dakar, mas, em 2018, mais a fundo, e entrando de forma mais profunda da América do Sul e no coração do Rally.
A empresa incrementou o seu compromisso em 2018, tornando-se num patrocinador principal da organização do Dakar, a A.S.O, e mantém os seus compromissos em provas clássicas de resistência, como as 24 Horas de Le Mans, o Isle of Man Tourist Trophy, o Roof of Africa, no Lesoto, e a Carrera Panamericana, no México.
A Motul não só apoia os seus colaboradores técnicos no mais exigente dos desafios – um dos mais difíceis dos que se conhecem para homem e máquina –, disponibilizando produtos comprovados de alta performance e acesso a especialistas técnicos no local, como também apoiará o espírito humanista da prova.
Abrindo novas vias e dando mostras do seu espírito pioneiro, em 2018, a Motul tem um “Laboratório Móvel” disponível em cada vivac para todos os participantes, incluindo a utilização da sua máquina analisadora de óleo. A Motul é a primeira a oferecer este serviço de alta tecnologia no Dakar, e duas equipas de especialistas estarão disponíveis durante toda a prova para analisar os resultados e fazer recomendações às equipas.
Motul Racing Lab
O Motul Racing Lab é um laboratório móvel dotado da mais recente tecnologia, capaz de analisar os lubrificantes que se utilizam nos motores. Este é um serviço gratuito, que a MOTUL oferece em todas as etapas do rali (excetuando a etapa Maratona).
Para fazer uso deste serviço, os pilotos apenas devem apresentar-se no camião MOTUL, que está estacionado no Centro de Assistência do Dakar em cada etapa, ali podendo solicitar um kit de análise para recolher a amostra e leva-la para análise posterior com a máquina.
São muitas as vantagens oferecidas pelo Motul Racing Lab, dado que esta ferramenta preditiva permite aos pilotos e equipas programar os horários de manutenção (substituição de peças, mudança de óleo, etc.)
O Motul Racing Lab permite:
- Procurar elementos metálicos no lubrificante, para detectar se existe um desgaste prematuro ou acelerado, e, desta forma, saber se é necessário substituir alguma peça.
- Analisar a composição do lubrificante utilizado, para detectar possíveis fugas de líquido de refrigeração ou gasolina, que poderiam danificar o motor e/ou limitar o seu rendimento.
- Seguir a evolução destes fatores diariamente, e vigiar a degradação do lubrificante causada pelas condições extremas do rali.
O camião e os especialistas técnicos da MOTUL estão disponíveis para oferecer este serviço de assistência aos pilotos e equipas em todas as etapas, exceto na etapa maratona.
Lubrificantes usados no Dakar
As motos utilizam o óleo Motul 300V Factory Line off-road 5W40, e os automóveis beneficiam do 300V Motorsport Line Power 5W40, ou do Competition 15W50 da Motul – todos eles produtos especialmente desenvolvidos, e testados com êxito, para essas condições, oferecendo um alto rendimento e a máxima proteção.