A APDCA – Associação do Comércio Automóvel de Portugal, juntou em Santarém, no CNEMA, cerca de 300 empresários do setor dos veículos usados, onde foram apresentados os planos e os objetivos a curto e médio prazo desta associação.
O lançamento de um portal automóvel de compra e venda de veículos usados bem assim como a certificação daquela actividade e as questões relativas às alterações impostas pelo Banco de Portugal, decorrentes da nova legislação de intermediação financeira, que motivou mesmo um painel de discussão com a presença de elementos representantes de diversas entidades financeiras, foram os pontos fortes no passado sábado da I Convenção da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (APDCA), levada a efeito no Centro de Exposições de Santarém.
Fundada em Março de 2017, a APDCA mostrou a enorme vitalidade que lhe foi ali conferida pelos profissionais do sector e empresas de referência, todos unidos em redor da missão de encontrar respostas eficazes para os desafios do futuro neste mesmo sector, como destacou Vítor Gouveia, presidente da Direcção da APDCA
“A APDCA é uma Associação que surge com o objectivo de defender os interesses do sector automóvel, em especial nos usados, e é por aqui que estamos. Tem por isso este DNA, ao ser constituída por empresários que não se viam representados por outras associações já no mercado. Pretendemos agora dar formação ao sector e dar melhores condições do ponto de vista da legislação, sempre com o propósito de que possa ganhar o sector. Desse modo, irá também ganhar o Estado e vai ganhar o cliente final”, resumiu.
“Daqui em diante, o DNA da Associação mantém-se e ficará mais forte após esta que foi a sua apresentação ao público. Hoje foi o culminar do crescer deste embrião, que é agora um bébé que já gatinha e que, daqui para frente, vai começar a correr e a ganhar maturidade. É essa a convicção com que saio daqui, pelo número dos ainda não associados que agora se querem tornar associados e irão por certo vão falar aos sete ventos, deixando claro que a APDCA é a associação do sector automóvel de usados”, acrescentou este responsável que não deixou de destacar os passos dados no sentido do lançamento do novo portal para o comércio de usados, “um objectivo que já vinha desde 2017”, mas também “a consolidação de parcerias com as entidades financeiras, porque elas estão no mercado e são parte integrante do nosso dia-a-dia.”
“Da forma como as coisas estão não nos agradava, e a Associação aparece para isso mesmo. Sentimos as energias de todos aqueles que nos viram nascer e a todos dizemos ‘bem vindos’, ‘vamos caminhar juntos’, e tudo para melhorar o sector, para trazer mais transparência, para ganho do sector mas também para ganho do consumidor. A possibilidade do IUC para os veículos automóveis poder ser pago em duodécimos ou a criação de um histórico relativo ao estado do veículo que garantam a origem da viatura ou que os quilómetros apresentados são certificados, foram questões discutidas nesta convenção, as quais deverão trazer benefícios para o sector do comércio de veículos usados mas também benefícios para o cliente final.”
A revista PÓS-VENDA esteve presente neste evento e conta-lhe tudo na edição de Fevereiro.