Ver todas

Back

Soarauto: Tudo pela proximidade

13 Setembro, 2018

Ao longo da sua história a Soarauto sempre teve como motivação principal a proximidade ao cliente como aos fornecedores. Um conceito que fazia tanto sentido em 1983 como o faz em 2018, sendo essa uma das razões da longevidade da empresa.

Tudo começou com uma pequena loja no interior de Braga em 1983, mas o histórico de José Soares, fundador da empresa, já vinha de outras empresas de peças.
Um dos primeiros grandes passos da Soarauto foi a inauguração das suas instalações, em 1998, onde ainda hoje funciona a loja principal, o armazém (agora com mais de 2.000 m2) e a sede da empresa.

Assumindo a sua natureza retalhista, José Soares sabia que era fundamental estar o mais próximo possível dos seus clientes oficinais, mas como muitos deles já não estavam propriamente às portas de Braga, a Soarauto começou a abrir uma série de lojas de retalho (filiais), a primeira das quais em 2000 em Arcos de Valdevez, ao que se seguiu Amares (por via de aquisição de uma outra empresa de peças) em 2001. Um ano volvido a Soarauto chega a Cerdeirinhas (Vieira do Minho), investindo também no reforço da sua equipa de profissionais e no reforço do stock, ajustado à realidade de cada região. A 4ª filial “só” apareceu em 2007 na Póvoa de Lanhoso, seguindo-se uma renovação da imagem da empresa, que era muito importante, atendendo à sua cada vez mais forte presença local na região.

Em 2009 a Soarauto adquire mais duas lojas, agora em Viana do Castelo e Ponte Lima, que usam a designação de Peçaslímia, e no ano seguinte decide que o investimento será feito numa segunda loja em Braga (Ferreiros). Durante alguns anos, e já com uma forte presença na região, de grande proximidade aos clientes oficinais, a empresa renova as suas instalações principais, apresenta também um novo site e em 2016… volta a crescer, com a aquisição de mais uma loja, desta feita na zona das Taipas (Guimarães).

“De momento não temos previsto mais nenhuma abertura, mas por vezes aparecem algumas oportunidades, que iremos avaliar e possivelmente aproveitar seguindo o nosso modelo de grande proximidade às oficinas”, refere José Soares, dizendo que “com este modelo conseguimos repor stock diariamente nas nossas lojas e ter sempre para entrega aquilo que os nossos clientes procuram”.

A proximidade funciona também dentro da própria Soarauto, que diariamente reúne os seus gerentes de loja, como forma de todos estarem em sintonia com o que se passa no terreno e assim mais rapidamente responderem às necessidades dos clientes, como existe também uma grande complementariedade entre todas as lojas. “Nunca dizemos ao cliente não ao cliente. A forma como trabalhamos e a relação que temos com os principais fornecedores, permite-nos ter sempre reposta para o nosso cliente”, afirma Renato Soares, Diretor geral da Soarauto.

Para além das peças de mecânica (e também de colisão), nas quais a aposta passa sempre por marcas de qualidade original (algumas das quais com importação direta), a Soarauto tem focado muito a sua ação na formação essencial técnica, com o apoio dos seus fornecedores, numa aposta que vai ter continuidade.
“Serviço, rapidez, proximidade, disponibilidade e seriedade são alguns dos nossos principais argumentos. Temos também bons preços, mas não é aí que somos diferentes”, refere Renato Soares.

Novos projetos estão a ser pensados e desenvolvidos pela Soarauto, com destaque para a nova Webshop, que poderá estar disponível dentro de dois meses. “Primeiro teremos que internamente nos familiarizarmos com essa ferramenta para depois gradualmente a implementarmos nos nossos clientes”, refere o mesmo responsável, que termina a dizer que “nunca queremos perder o contacto direto com os nossos clientes, pois a proximidade para nós é fundamental”.

Parceria alargada com a Petronas

A Soarauto foi em 2017 o maior distribuidor da Petronas em Portugal. Uma das razões para tal, deve-se ao desafio que a Petronas fez à Soarauto para iniciar um projeto de distribuição alargada para os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda, trabalhando toda a tipologia de produtos da Petronas e de clientes que os possam usar, abrindo assim as portas aos pesados, máquinas agrícolas, etc.

Trabalhando com alguns parceiros logísticos, a Soarauto formou uma pequena equipa dedicada e especializada na área da lubrificação, passando a garantir um serviço ainda mais profissional do ponto de vista técnico e comercial aos seus clientes.

“Trabalhar com a Petronas foi uma aposta acertada. Trata-se de um parceiro que investe muito em investigação, desenvolvimento, tecnologia, marketing e na parte logística. Nada disto seria importante se o produto não fosse de qualidade e se a política de distribuição, pelo menos em Portugal, não fosse acertada”, refere Renato Soares, explicando que “com esta política de distribuição, conseguimos todos ganhar com este negócio, pois permite-nos trabalhar de uma forma sustentada a Petronas nas regiões que temos a nosso cargo com esta marca, como nos incute uma responsabilidade maior”.

A sintonia entre a Soarauto e a Petronas está assente numa parceria, que envolve também a formação, eventos, visitas técnicas às fábricas, entre outras ferramentas “que ajudam muito a fidelizar clientes à Petronas”, afirma Renato Soares.

Após uma campanha comercial, refira-se que a Soarauto e a Petronas levaram à fábrica de Espanha da Petronas, alguns dos melhores clientes deste retalhista, o que é “muito importante para todos, pois a confiança na marca e nos seus produtos sai muito reforçada”, conclui o mesmo responsável.

Soarauto
Renato Soares
253 607 290
geral@soarauto.com
www.soarauto.com

PALAVRAS-CHAVE