Desenvolvido para veículos híbridos elétricos (HEVs) e veículos híbridos plug-in (PHEVs), o sistema “Exhaust Heat Recovery System” da BorgWarner irá entrar em produção ainda este ano para um dos maiores fabricantes norte-americanos.
Ao usar o calor dos gases de escape que normalmente sairiam pelo tubo de escape e seria desperdiçado, a tecnologia da empresa reduz o tempo de aquecimento do motor, aumenta a eficiência e melhora significativamente a economia de combustível e reduz as emissões. Esta solução oferece um baixo peso e pode ser facilmente integrada nos veículos já existentes.
“Até que um motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, é muito menos eficiente em termos de combustível e gera emissões mais altas, o que é um dos desafios a serem dominados pelos regulamentos de emissões futuros. O EHRS minimiza o tempo de aquecimento do motor, ajudando os fabricantes de automóveis em todo o mundo a responder às novas e rigorosas regulamentações”, afirmou Joe Fadool, Presidente e Diretor Geral da BorgWarner Emissions & Thermal Systems. “Com o EHRS, a BorgWarner responde à crescente necessidade de soluções altamente eficientes, para reduzir as emissões e fortalece a sua posição como principal fornecedor de tecnologias limpas”.
Combinando um sistema de recirculação de gases de exaustão (EGR) com um sistema de recuperação de calor residual (WHRS), a BorgWarner aproveita a sua experiência em transferência de calor e tecnologias de pós-tratamento de gases de escape, como resfriadores e válvulas EGR, permitindo que a empresa ofereça uma nova solução. O EHRS reduz as perdas mecânicas usando a energia conservada dentro do gás de exaustão. Durante o arranque a frio do motor, uma válvula controla o fluxo de gás de escape, encaminhando-o através de um permutador de calor, onde a energia térmica do gás aquece os fluidos do subsistema do veículo. Como resultado, o motor aquece mais rapidamente, reduzindo as emissões e melhorando a eficiência do combustível.