No domínio do software de orçamentação o mercado português passou a contar com um novo operador… de peso. O Grupo DAT chegou a Portugal, através da DAT Ibérica, com uma proposta de valor muito competitiva.
Fundado em 1931 na Alemanha, o Grupo DAT é a mais antiga empresa de pesquisa automóvel a operar em todo o mundo. A empresa está oficialmente presente em 21 países, tem mais de 550 trabalhadores e como cartão de visita principal tem o facto de ter como principais accionistas a VDA (Associação da Indústria Automóvel Alemã), a VDIK (Associação Internacional dos Fabricantes de Veículos) e a Kraftfahrzeuggewerbe (Associação Alemã de Comércio e reparação Automóvel), sendo que a GDV (Associação de Seguradoras da Alemanha) é membro do Conselho Assessor do Grupo DAT.
Todos os principais representantes do setor, nomeadamente as marcas de automóveis (no qual estão incluídas as principais), bem como importantes entidades como a ADAC e a Dekra, transportam o Grupo DAT para uma posição de grande credibilidade dentro do seu setor de atividade. A chegada do Grupo DAT a Portugal deu-se muito recentemente através da DAT Ibérica (que desde o ano 2000 integra este grupo), tendo como responsável para o mercado português Hugo Batista, profissional com largos anos de experiência no setor pós-venda.
“O Grupo DAT funciona como uma associação, que não visa o lucro, o que a diferencia claramente das restantes entidades concorrentes, tendo como sócias as mais credíveis associações setoriais alemãs ligadas ao automóvel e ao ramo da reparação automóvel, com o objetivo comum de partilhar informação”, começa por referir Hugo Batista, Business Development Manager do Grupo DAT em Portugal, explicando que “trata-se de uma empresa que tem uma comissão executiva de 46 pessoas, estando todas elas em posições chave da industria automóvel alemã, o que diz bem da importância quem tem no setor”.
O Grupo DAT é um fornecedor de “big data”, que disponibiliza informação técnica sobre automóveis através de uma série de soluções que vão buscar informação a essa base de dados.
A solução mais conhecida é a ferramenta de orçamentação (SilverDAT), que apresenta a vantagem de ter ligação direta a muitos construtores de automóveis. Através dessa gigantesca base de dados o Grupo DAT foi desenvolvendo módulos que vão complementar a ferramenta de orçamentação, a pesquisa de VIN, as análises de valores de veículos, a análises de valores futuros dos veículos, entre muitas outras informações. “O Grupo DAT trabalha no sentido de fornecer dados em função daquilo que o cliente necessita”, refere Hugo Batista, explicando que “é acima de tudo uma base de dados técnica que permite responder a todas as necessidades de informação de quem está na venda e no pós-venda automóvel”.
São muitos as soluções que o Grupo DAT comercializa para o mercado, mas nesta fase de lançamento da empresa em Portugal o “cavalo de batalha” será a ferramenta de orçamentação (SilverDAT3), que apresenta como trunfo principal a busca por VIN. “Esta ferramenta permite fazer o cálculo de reparação de um sinistro de uma forma muito assertiva, já que o VIN é fornecido pelos construtores, dando-nos por isso a informação exata de todos os extras com que determinado veículo saiu de fábrica”, explica o Business Development Manager do Grupo DAT em Portugal.
Concessionários, peritos, companhias de seguros, leasing, gestoras de frota, bancos, construtores, rent-a-car, importadores, redes oficinais, entre outros player´s do setor automóvel, têm sempre pelo menos um módulo ou uma solução que se encaixa nas suas necessidades de informação.
Em termos de estratégia nesta fase de entrada no mercado português, Hugo Batista refere que o alvo são as seguradoras. “Com a nossa tecnologia e fruto do novo interface que foi desenvolvido para a solução que propomos ao nível da orçamentação, qualquer pessoa, mesmo que não esteja familiarizado com o setor da reparação, pode fazer facilmente um orçamento”, garante o responsável do Grupo DAT para Portugal, que diz que “daqui a três anos contamos ter 20% do mercado, pois temos Know-How e tecnologia para alcançar esse objetivo”.
Depois da seguradoras, “onde nos queremos impor no mercado português com uma solução alternativa às existentes em termos de plataformas de orçamentação”, o objetivo é também “trabalhar com os grandes grupos de retalho automóvel e, em terceiro, entraremos no mercado das oficinas para a orçamentação pura e dura”, refere Hugo Batista.
Algo que diferencia o Grupo DAT, de acordo com o mesmo responsável, é o facto de através de webservices (via interfaces) poderem os clientes utilizar informação dentro dos próprios sites de forma personalizada. “O facto de podermos integrar facilmente com qualquer sistema, permite às empresas automatizar processos e que faz claramente a diferença para o que existe no mercado”, assegura Hugo Batista.
Durante os últimos meses foi adaptada a base de dados ao mercado português (tradução, tarifários, peças aftermarket, veículos vendidos em Portugal, matrículas portuguesas, etc), sendo uma plataforma “com um nível de detalhe muito grande, com imagens reais das peças nos veículos mais recentes, que proporciona um grande detalhe da informação”, afirma Hugo Batista, que diz que “é uma plataforma preparada para responder a todas as necessidades, desde a abertura de um processo, à realização da peritagem, aos cálculos de controle e ao fecho, permitindo uma gestão de sinistro total numa única plataforma”.
Refira-se como curiosidade que em 2017 através do SilverDAT foram realizadas 35 milhões de avaliações, 12 milhões de consultas VIN e 7 milhões de cálculos de reparação.
DAT Ibérica
Hugo Batista
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